(In)scrições periféricas – as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro

Entrevista com Sílvio Roberto Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p371

Palavras-chave:

Entrevista, Sílvio Roberto Oliveira, Juventude, Ensino, Escola

Resumo

Entrevista com o Prof. Dr. Sílvio Roberto Oliveira (UNEB). Concedida a Maurício Silva da Anunciação (Pós-Crítica/UNEB) e Paulo Sérgio Paz (Pós-Crítica/UNEB). Sílvio Oliveira é poeta e artista. Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Estudos Literários e Teoria da Literatura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Graduado em Letras Vernáculas pela mesma universidade (UFBA). Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE e do Grupo de Pesquisa Literatura e Ensino: Tecendo Identidades, Imprimindo Leituras. Desenvolve pesquisas na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e atuações em Língua Grega, Língua Latina e Língua Portuguesa. bem como em projetos de pesquisas e programas sobre Juventude, Ensino e Escola, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens, literatura, memória, negritude e quadrinhos. Atualmente é professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando na graduação...

[Recebido em: 6 jul. 2022 – Aceito em: 10 out. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Silva da Anunciação, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorando em Crítica Cultural UNEB/PPGCC.

Paulo Sérgio Paz, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Estudo de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL) Universidade do Estado da Bahia (2020). Possui graduação em Letras – Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Jorge Amado (2015), e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (PPGCC) na linha de pesquisa Literatura, Produção Cultural e Modos de Vida. Membro do grupo de pesquisa NUTOPIA – Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente no seguinte tema: leitura; literatura; direitos humanos. Desenvolve sua pesquisa em torno das poéticas periféricas nos saraus, slams e nas ruas da cidade do Salvador.

Publicado

2022-11-03

Como Citar

ANUNCIAÇÃO, M. S. da; PAZ, P. S. S. da. (In)scrições periféricas – as vozes e os corpos rasurando o cânone literário brasileiro: Entrevista com Sílvio Roberto Oliveira. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 1, p. 371–401, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n1.p371. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/16170. Acesso em: 23 abr. 2024.