LITERATURA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E INCLUSÃO NOS ANOS INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS GÊNEROS ORAIS

  • Raphaela montana gomes de lima UFRPE
  • Jane Cristina Beltramini Berto UFRPE

Resumo

Este estudo preocupa-se com o desenvolvimento da oralidade e a valorização da Literatura nas séries iniciais, nas escolas da Educação básica, tendo como objetivo geral investigar como a oralidade se apresenta no aprendizado inicial das crianças através da contação de histórias e em quais estratégias de ensino em sala de aula, além de observar as práticas discursivas de interação humana, e explorar o senso crítico e reflexivo dos educandos em sala de aula. Os objetivos específicos: Observar e analisar como as crianças se manifestam frente às estratégias de ensino; averiguar as manifestações que emergiram no ambiente investigado. Para fundamentar a pesquisa: Abramovich (1991), Dolz (2013) e Antunes (2009), e orienta-se metodologicamente pela pesquisa–ação (THIOLENT, 1988) discutindo a importância dos gêneros orais, a sua presença nas escolas, no ensino de língua portuguesa e em especial, na contação de histórias e, por fim, trataremos dos resultados de um relato de experiência, como forma de subsidiar e confirmar nossa hipótese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela montana gomes de lima, UFRPE

Graduada em Letras — Português e Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST) em 2022. Em 2020, prestou serviços a Cooperativa de Educadores da Escola Nova Geração (COOENGE), ministrando aulas de Português no ensino infantil e fundamental. É membro integrante do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação — GEPLE (UAST-UFRPE). Atualmente vem desenvolvendo sua pesquisa na área de ensino-aprendizagem de língua materna, intitulada: “Contação de histórias: A oralidade como objeto de ensino aprendizagem de Língua Materna na Escola”, com apresentações em eventos acadêmico-científicos e simpósios na área. Endereço eletrônico: rraphaela.montana@gmail.com.

Jane Cristina Beltramini Berto, UFRPE

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com doutorado sanduíche na Universidade de Aveiro-PT. Foi professora de Língua Portuguesa nos Anos Finais de Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Técnica Pedagógica em Língua Portuguesa nos Núcleos Regionais de Educação de Campo Mourão, Loanda e Maringá ao longo de sua carreira na educação básica no Estado do Paraná. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Possui experiência no ensino superior como tutora em Educação a Distância — EaD, coordenadora adjunta do PIBID-Letras e como membro da Comissão da Extensão da UAST_UFRPE. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural (Pós-Crítica) na Universidade Estadual da Bahia — UNEB e desenvolve trabalhos nas áreas de ensino-aprendizagem de língua materna, formação de professores, ensino da escrita e Educação do Campo. Endereço eletrônico: janebeltramini@gmail.com.

Publicado
2022-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 17
  • PDF downloads: 15