Desmontagem literária de contos de Conceição Evaristo

um Dia D de leituras e escrita criativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v10n2.p95

Palavras-chave:

Conceição Evaristo, Educação Básica, Escrita transgressora

Resumo

A sociedade contemporânea cada vez mais padroniza comportamentos, leituras e ações, talvez, para garantir uma ordem do discurso que está longe de acontecer, enquanto existir práticas transgressoras. Como leitores e leitoras da literatura decolonial, não podemos ignorar as inúmeras denúncias sociais extraídas dos contos da escritora e linguista mineira Conceição Evaristo (1946), sendo as mais recorrentes: denúncias de gênero, classe e discriminação racial; onde o negro e a negra são invisibilizados desde o Brasil-colônia, porém, incansáveis na luta contra as violências sociais em prol da preservação ao direito à vida (Mbembe, 2016). O objetivo desta proposta é discutir a importância da literatura decolonial de uma escritora negra para a formação, informação e transformação de leitores e leitoras no município de Iaçu, estado da Bahia, a partir da prática da desconstrução da literatura. Desse modo, a leitura do livro “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo (2016), em escolas da rede municipal, foi essencial para o bom andamento da proposta alicerçada no desconstrutivismo de Jacques Derrida (2014), e a teoria da intersemiose, de Roland Barthes (2001). Os resultados obtidos não se limitaram na promoção de um estudo literário transgressor, mas a apresentação de uma literatura crítica, engajada e adaptada para diferentes públicos da Educação Básica para formação de leitores e leitoras. Talvez, o resultado mais eficiente foi adesão das escolas ao projeto de leitura de uma literatura não canônica, para muitos, uma escritora desconhecida por não aparecer no livro didático. A metodologia utilizada se deu a partir das leituras e desleituras (Seidel, 2020), através de táticas inventivas (Certeau, 1998) para o uso dos textos, encontros formativos e oficinas de leituras com coordenadores pedagógicos municipais e a implementação de um Dia “D” da Leitura para socialização das atividades desenvolvidas nas escolas durante a execução do projeto. A pesquisa é de o cunho qualitativo, fundamenta-se, além dos teóricos citados: Jailma dos Santos Pedreira Moreira, Áurea da Silva Pereira e Heleieth Saffioti com a potente discussão sobre mulher e as problemáticas sociais por conta do gênero.

[Recebido em: 1 maio 2022 – Aceito em: 31 out. 2022]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Silva de Almeida Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Eslisabeth Silva de Almeida Amorim, mestra e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Departamento de Linguística, Literatura e Artes, UNEB, Campus II.

Referências

AMORIM, Elisabeth S. A. Literatura em movimento e a transformação de leitores(as). Revista Fórum Identidades. Itabaiana/ SE: Universidade Federal de Sergipe, v. 34, n. 1, p. 73-85, jul./dez. 2021.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Leyla Perrone - Moisés. São Paulo: Cultrix. 2001. Pronunciada em 7 de Jan. 1997.

CERTEAU, Michel de. 2018. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. 3. ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1998.

DERRIDA, Jacques. Essa estranha instituição chamada literatura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação da Biblioteca Nacional, 2016.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte e Ensaios: revista do PPGAV/ UFRJ, n 32, dez .2016. Disponível em: https://www.procomum.org/wp-content/uploads/2019/04/necropolitica.pdf. Acesso em: 26 abr. 2022.

MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. Narrativas de Rachel de Queiroz: modos de recontar, modos de (re)inventar-se. Revista Diadorim. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/3908. Acesso em: 26 abr. 2022.

PEREIRA, Áurea da Silva. As memórias autobiográficas – o lugar das mulheres do Topa na comunidade do Saquinho. In: PEREIRA, Aurea da Silva. Letramentos, empoderamentos e aprendizagens, 2018, p. 25-84.

SAFFIOTI, Heleieth. Mulher brasileira: opressão e exploração. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

SEIDEL, Roberto Henrique. A materialidade do texto na contemporaneidade: deslendo os conceitos de autor, leitor e obra. In: FELIX, José Carlos; SALVADORI, Juliana Cristina(Org.) Desleituras: o autor e o leitor no jogo do texto. Curitiba: Appris, 2020.

SOUZA, Taise Campos dos Santos Pinheiro de. MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira. Escritoras subalternas negras: Por que incluí-las nas aulas? Dossiê: Ensino de Literatura e diversidade Cultural. Revista Fórum identidades, ano 9, v.19, n.9, set – dez, 2015.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

AMORIM, E. S. de A. Desmontagem literária de contos de Conceição Evaristo: um Dia D de leituras e escrita criativas. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 10, n. 2, p. 95–116, 2022. DOI: 10.30620/gz.v10n2.p95. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/14137. Acesso em: 25 abr. 2024.