ENTRE O TEXTO E OS PROCESSOS DE LETRAMENTOS: A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE INTERAÇÃO LITERÁRIA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE EXTENSÃO LUGAR DE CRIAÇÃO

  • Vitor Castro Brito Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Lucas Rodrigues Coelho Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Nazarete Andrade Mariano Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

Os estudos acerca da concepção do que seria um texto e de sua força de atuação social avançaram após as perspectivas de autores como Koch (2011), para quem o texto funciona como um instrumento sociocognitivo e linguístico. Junto a isso, cresceram os pressupostos de espaços ou de práticas de uso desses textos e de tantos outros, como as observações acerca das práticas sociais de letramentos propostas por Street (2014). Nesse sentido, trazemos nossa objetivação de delimitar essas perspectivas de textos e letramentos para a concepção identitária e literária que atua o programa Lugar de Criação. Definimos, para tanto, análise bibliográfica acerca destes pressupostos e como o programa Lugar de Criação contribui na potencialização dos escritores que o compõem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Castro Brito, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Universidade de Pernambuco (UPE). Em 2019, atuou na Faculdade Aberta à Terceira Idade (Fati) nas áreas de Literatura e de Língua Espanhola. Atualmente, é extensionista do programa "Lugar de Criação", em que atua nos projetos "Lugar de criação: um estudo sobre a produção escrita identitária juvenil de escolas públicas" e "Lugar de fruição". Além disso, faz parte dos projetos de ensino "Táticas didáticas: a arte de fazer com" e "Profautoria". Desde 2019, é membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Linguagens (Gepel), fazendo parte da Linha 01: educação, linguagem e cultura. Por fim, é autor e organizador das coletâneas "Escritas identitárias" (2022) e "O valsar das palavras" (em prelo). Endereço eletrônico: vitor.castro@upe.br.

Lucas Rodrigues Coelho, Universidade de Pernambuco (UPE)
É graduando em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco Campus Petrolina. Em 2019, atuou como extensionista do projeto de extensão "100 dias em busca da nota 1000: desvendando a redação do Enem". Atualmente, é membro da equipe extensionista do programa de extensão "Lugar de criação", em que atua nos projetos "Lugar de criação: um estudo sobre a produção escrita identitária juvenil de Escolas Públicas" e "Lugar de fruição". Ademais, é membro dos projetos de ensino "Táticas didáticas: a arte de fazer com" e "Profautoria". Em 2019, participou como pesquisador voluntário do projeto de pesquisa "A abordagem discursiva da linguagem na redação do Enem" vinculado ao Programa Institucional de Bolsas Científicas (PIBIC). Desde 2021, é membro do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagens (GEPEL - UPE), em que se dedica a pesquisar questões relacionadas à educação, à linguagem e à cultura, dando ênfase, principalmente, ao estudo do texto e suas diferentes manifestações. É autor e organizador dos livros "Lugar de criação em verso e prosa" (2020) e "Escritas identitárias" (2021).
Nazarete Andrade Mariano, Universidade de Pernambuco (UPE); Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela UPE-Universidade Estadual de Pernambuco (Campus Petrolina-PE). Mestre e doutoranda pelo Programa de Mestrado Acadêmico em Crítica Cultural na UNEB - Campus II - na Linha II Letramento, Identidade e Formação de Professoras (na área de Letras/Linguística). Coordenadora do programa de extensão Lugar de Criação e autora e organizadora dos livros: "Quem disse que estudante de EJA não escreve?" (2019), "Conversa afiada: um lugar de criação estudantil" (2019), "O Lugar de Criação em Versos e Prosa" (2020), "Paisagens de Si" (2021), "Escritas Identitárias" (2022).
Publicado
2022-12-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 16
  • PDF downloads: 12