Ex-cêntricos e exo-canônicos
a poesia oral do poetry slam
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v10n1.p63Palavras-chave:
Poetry slam, Poesia oral, Cânone, Decolonialidade, PerformanceResumo
O poetry slam se caracteriza no Brasil como um movimento artístico-literário protagonizado por sujeitos periféricos que deixam em evidência as múltiplas formas de discriminação contra determinados grupos sociais. A partir desse tema, o propósito deste artigo é discutir a deslegitimação da literariedade da poesia-slam, uma produção que, por sua forma, pode ser definida como literatura oral performada. Tal questionamento de seu valor estético possivelmente se deve ao fato de que se trata de uma poesia não-canônica e que prioriza a oralidade, que sói ser menosprezada em uma sociedade grafocêntrica. Para este trabalho, toma-se como base a análise de poemas e respectivas performances de duas poetas-slammers brasileiras. O que se pode observar é que elas propõem um olhar decolonial para suas histórias ao ressignificá-las em suas contranarrativas, buscando o empoderamento e a emancipação pela poética oral.
[Recebido em: 31 mar. 2022 – Aceito em: 13 out. 2022]
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