Nas muitas cores do cisne

relendo a dança pela diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p199

Palavras-chave:

Anne Carson, Dança, Corpo, Gênero, Performance

Resumo

Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade.

[Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haroldo André Garcia de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica - PUC/­Rio

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2021) – com estágio doutoral no Departamento de Historia y Teoría del Arte da Universidad Autónoma de Madrid (2019-2020) através de bolsa de doutorado-sanduíche CAPES/PRINT; Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2015) – com mestrado sanduíche na Universidad Nacional de Rosario, Argentina (2014) através do convênio CAPES/CAPG; Graduado em Letras (Português/Espanhol e literaturas) UERJ (2005), Especialista em Literatura Hispano-Americana UFRJ (2007) e Gênero e Sexualidade UERJ (2014). É artista bailarino, professor e pesquisador, tendo atuado profissionalmente em companhias como a Lúmini Cia de Dança e a Cia Étnica de Dança e Teatro.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? – e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.

BENJAMIN, Walter. “Rua de mão única”. In: Obras Escolhidas, v. 2. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BOURCIER, Paul. História da Dança no Ocidente. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CARSON, Anne. “Variações sobre o direito de se manter em silêncio”. Trad. Caetano W. Galindo. In: A Public Space, n. 7, 2008.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 3. São Paulo: Ed. 34, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 1. São Paulo: Ed. 34, 2000.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs, Capitalismo e Esquizofrenia, v. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DE MICHELLI, M. Las vanguardias artísticas del siglo XX. 2. ed. Madrid: Alianza Editorial, 1995.

GIL, José. Movimento total – O corpo e a dança. São Paulo: Iluminúrias, 2004.

LEPECKI, A. Agotar la danza: performance y política del movimiento. Espanha: Universidade de Alcalá, 2009.

LEPECKI, A. Coreopolítica e Coreopolícia. In: Revista Ilha. Santa Catarina: UFSC. Vol. 13. N. 1. p. 41-60, jan.-jun (2011) 2012.

NANCY, Jean-Luc. “Fazer, a poesia”. In: Revista Alea. Rio de Janeiro. Vol. 13/ 2. p. 414-422, jul.-dez. 2013.

PORTINARI, M. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

SABINO, Jorge & LODY, Raul. Danças de Matriz Africana: Antropologia do Movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.

SONTAG, Susan. Against interpretation and other essays. New York: Picador, 2001.

SILVA, Eliana Rodrigues. Dança e pós-modernidade. Salvador: EdUFBA, 2005.

UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: N-1 Edições. 2012.

Publicado

2021-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, H. A. G. de. Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 199–225, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934. Acesso em: 21 nov. 2024.