Nas muitas cores do cisne

relendo a dança pela diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30620/gz.v9n2.p199

Palavras-chave:

Anne Carson, Dança, Corpo, Gênero, Performance

Resumo

Partindo da noção de silêncio postulada no ensaio intitulado “Variações sobre o direito de se manter em silêncio” (2008), da poeta, ensaísta e dramaturga Anne Carson, propomos uma reflexão sobre a ausência de corpos dissidentes de gênero e sexualidade, num recorte interseccional de raça/etnia no espectro das artes da cena. Numa perspectiva intertextual, elencamos um conjunto de peças artísticas constelares a fim tensionar o “silêncio metafísico que atravessou a palavra dançada” (Carson, 2008 [sic]) no transcurso do tempo. Ao romper com a tradição da histórica da Dança ocidental, recorremos à ancestralidade afrodiaspórica no intuito de atualizar a potência do mito na leitura de tais produções na contemporaneidade. Por fim, o grito de violência que irrompe a cena promove a abertura para outras vozes na dança contemporânea, nos possibilitando pensar outros mundos, a partir da diferença e da multiplicidade.

[Recebido: 1 out. 2021 – Aceito: 20 out. 2021]

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Biografia do Autor

Haroldo André Garcia de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica - PUC/­Rio

Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2021) – com estágio doutoral no Departamento de Historia y Teoría del Arte da Universidad Autónoma de Madrid (2019-2020) através de bolsa de doutorado-sanduíche CAPES/PRINT; Mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (2015) – com mestrado sanduíche na Universidad Nacional de Rosario, Argentina (2014) através do convênio CAPES/CAPG; Graduado em Letras (Português/Espanhol e literaturas) UERJ (2005), Especialista em Literatura Hispano-Americana UFRJ (2007) e Gênero e Sexualidade UERJ (2014). É artista bailarino, professor e pesquisador, tendo atuado profissionalmente em companhias como a Lúmini Cia de Dança e a Cia Étnica de Dança e Teatro.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, H. A. G. de. Nas muitas cores do cisne: relendo a dança pela diferença. Grau Zero – Revista de Crítica Cultural, Alagoinhas-BA: Fábrica de Letras - UNEB, v. 9, n. 2, p. 199–225, 2021. DOI: 10.30620/gz.v9n2.p199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/grauzero/article/view/12934. Acesso em: 2 nov. 2024.