A imprescindível relação pedagógica entre tradutores/intérpretes de Libras e docentes com vistas na inclusão da pessoa surda
DOI:
https://doi.org/10.30620/gz.v9n1.p259Palavras-chave:
Inclusão, Sujeito Surdo, Trajetória EscolarResumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar, relevantes considerações sobre a condição de estudantes surdos no contexto da escola inclusiva, assim como, contribuir com a desconstrução de um olhar clínico acerca do sujeito surdo, e ainda, reforçar a importância que os profissionais tradutores e intérpretes de LIBRAS/Português (TILSP) e docentes têm na efetivação da inclusão. Em vista disso, realizou-se um estudo bibliográfico sobre o histórico dos dispositivos legais voltados para a educação de surdos, a respeito da atuação e atribuições do profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português. Este trabalho fundamenta-se nos seguintes autores: Brasil (1996; 2000; 2001; 2002; 2005; 2010; 2015), Alpendre (2008), Dalcin (2009) e Santana e Bergamo (2005). O artigo evidencia que a trajetória educacional dos sujeitos surdos foi árdua e construtiva, muito se conquistou ao longo das décadas, e ainda há caminhos a percorrer e lutas a travar, também revela que a participação de toda a comunidade acadêmica é uma das condições para concretização da inclusão.
[Recebido: 16 jul. 2021 – Aceito: 23 ago. 2021]
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