O Ensino de Ciências nos Anos Iniciais
um panorama das pesquisas nacionais
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p272-294Palavras-chave:
Anos iniciais, Ensino de Ciências, Formação de professores, Propostas pedagógicas.Resumo
Esta pesquisa tem como finalidade analisar e discutir as contribuições de teses e dissertações sobre o ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) no espaço-tempo de 2009 a 2019. Considerando o caráter qualitativo deste estudo, adotou-se como abordagem metodológica o Estado da Arte, no intuito de elucidar as pesquisas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. A partir dos descritores estabelecidos, selecionou-se 55 trabalhos, os quais foram analisados em conformidade à Análise de Conteúdo e classificados em 4 categorias. As pesquisas socializadas neste estudo evidenciam uma série de contribuições para o ensino de Ciências da Natureza EF, bem como um consenso em relação a sua importância neste nível de ensino, frisando a necessidade de compreender o processo de desenvolvimento dos estudantes, para propiciar subsídios à formalização e à sistematização do conhecimento científico. Não obstante, salienta-se à necessidade de que esta discussão permeie nos processos de formação tanto inicial e continuada de professores, a fim de promover momentos de reflexão em relação à ação docente dialógica e reflexiva.
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Atualizado em 15/07/2017