CRIMINALIDADE X CRIMINALIDADE URBANA: ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS DO COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL

Autores

  • Luiz Hosannah Oliveira Pinto Faculdade Ruy Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%25p

Resumo

Dados recentes do ultimo censo apresentaram uma dura realidade: o grau de miséria a que está sujeita a maioria absoluta da população brasileira.

   Nas últimas décadas, a concentração de renda, a recessão, o desemprego, a inflação e a queda do poder aquisitivo - dentre outros indicadores sociais - alcançaram índices alarmantes. estreitamente vinculado a este contexto, tem-se observado um recrudes imento da angústia, da frustação e da revolta na sociedade.

   As tensões sociais ameaçam a estabilidade da frágil democracia brasileira, com a presença de vários "sintomas" capazes de realçar os problemas estruturais do país. Dentre estes indicadores de crise, pode-se destacar um, cujos efeitos são sentidos drasticamente pela sociedade:a criminalidade urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Hosannah Oliveira Pinto, Faculdade Ruy Barbosa

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1989) e mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1996). Atualmente é professor titular da Faculdade Ruy Barbosa e adjunto da Faculdade de Tecnologia Empresarial. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: confiabilidade humana, comportamento humano no trabalho, segurança no trabalho, psicologia do trabalho, psicodinâmica do trabalho e criminalidade urbana.

Como Citar

PINTO, L. H. O. CRIMINALIDADE X CRIMINALIDADE URBANA: ASPECTOS SOCIO-CULTURAIS DO COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 2, n. 2, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/652. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos