A REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE PELA CONSTRUÇÃO DE SEU PROJETO PEDAGÓGICO COM BASE NA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES E FUNCIONÁRIOS: EXPERIÊNCIA DA PUCCAMP - 1981 A 1985

Autores

  • Corinta Maria Grisólia Geraldi Universidade Estadual de Campinas
  • Alzira Leite Carvalhais Camargo Universidade Estadual de Campinas
  • Eduardo José Pereira Coelho UNICAMP
  • Joao Baptista de Almeida Junior UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%25p

Resumo

O que faz uma Universidade não são só os seus regimentos, suas normas, seus regulamentos internos. O que faz uma Universidade é também o seu projeto e o espirito que este cria dentro e ao redor dela. Os recursos financeiros, embora necessários, não substituem a idéia de Universidade que se constrói. O tempo também, por si só, não faz de uma Universidade um projeto. Para tanto, é preciso que haja um empenho permanente, esforço continuado, perseguição de objetivos. É uma caminhada que encontra obstáculos, resistências: o novo brota do velho não espontaneamente, brota vencendo a resistência do velho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Corinta Maria Grisólia Geraldi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo (1975) , especialização em Aperfeiçoamento Em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) , especialização em Aperfeiçoamento Em Educação pelo Fundação de Integração Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (1975) , especialização em S D B Alfabetização pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras de São João Del Rei (1970) , mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1980) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e curso-tecnico-profissionalizante em Normal pela Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora (1971) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Ensino e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino-pesquisa, Trabalho docente, Currículo em ação, Curso de Pedagogia.

Eduardo José Pereira Coelho, UNICAMP

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo-USP (1971), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo-USP e Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é PROFESSOR ASSISTENTE da Universidade Estadual de Campinas, Diretor Geral das Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas - METROCAMP e Vice - Presidente de Marketing e Divulgação da Associação de Apoio à Orquestra Sinfônica de Campinas, membro do Conselho da Cidade de Campinas - CONCIDADE. Tem experiência de 34 anos na área de Engenharia Civil em projetos e gestão de obras e serviços. Foi Reitor da PUC-Campinas de 1985 a 1993, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, de 1988 a 1993. Vice-Presidente da Organização Universit Interamericana, de 1989 a 1993.

Joao Baptista de Almeida Junior, UNICAMP

Doutorado em Educação pela UNICAMP (1997), tese "A imagem na construção do conhecimento e na educação". Mestrado em Metodologia de Ensino pela UNICAMP (1989), dissertação "Alfabetização para leitura de imagens". Graduado em Física pela USP (1975) e Filosofia pela FAI/SP (1974). Lecionou em cursos de Filosofia, Pedagogia, Jornalismo, Publicidade e no Mestrado em Educação da PUC-Campinas (Epistemologia da Pesquisa Educacional e Fundamentos Filosóficos da Educação), onde orientou dissertações e projetos de pesquisa, de 1979 a 2008. Atua como assessor pedagógico nas áreas de Educação e Comunicação Social, ênfase em Planejamento e Avaliação Institucional. Pesquisa temas referentes a: Ensino Superior, Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa e Bioética. Tem artigos em periódicos especializados e anais de eventos nacionais e internacionais. Publicou recentemente capítulos de livro sobre: metodologia de pesquisa - didático, 24ª edição (2011); estatuto científico da Bioética (2010); e Análise de Discurso (2011). Recebeu título de cidadão pouso-alegrense pela elaboração do primeiro Projeto Pedagógico Institucional da Universidade do Vale do Sapucaí - Univás/MG, da qual foi Pró-reitor de Pesquisa (2000-2001). Atualmente, é pesquisador pós-doc no IEL/UNICAMP.

Como Citar

GERALDI, C. M. G.; CAMARGO, A. L. C.; COELHO, E. J. P.; ALMEIDA JUNIOR, J. B. de. A REESTRUTURAÇÃO DA UNIVERSIDADE PELA CONSTRUÇÃO DE SEU PROJETO PEDAGÓGICO COM BASE NA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES E FUNCIONÁRIOS: EXPERIÊNCIA DA PUCCAMP - 1981 A 1985. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 1, n. 1, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.1992.v1.n1.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/630. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos