Aprendizagem expansiva e ecossocioeconomias na prática artesanal da Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba-Pr

Autores

  • Fabiola Bevervanço Zdepski Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
  • Isabel Jurema Grimm Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Mario Procopiuck Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p26-43

Palavras-chave:

Aprendizagem expansiva, Teoria da atividade, Ecossocioeconomia, Arranjos socioprodutivos, Ecodesenvolvimento

Resumo

O avanço em perspectivas teóricas e metodológicas para inovar as bases de desenvolvimento sustentável lança desafios ao associar estratégias de aprendizagem, capacidade de agência para incorporar valor em processos criativos e princípios de ecodesenvolvimento. O objetivo do presente artigo é avaliar mudanças em práticas na tomada de consciência individual associada a questões socioambientais em experiências ecossocioeconômicas em atividades de artesanato em um arranjo socioprodutivo representado por uma feira urbana curitibana. A investigação tem natureza qualitativa e utiliza narrativas para levantamento de dados e informações empíricas. Os resultados indicam que é possível ampliar a base teórico-conceitual da ecossocioeconomia ao associá-la com aprendizagem expansiva; o artesanato contribui para o comprometimento do sujeito-artesão com o contexto socioambiental em que está implexo; e que as feiras urbanas são lócus privilegiado para a emergência de ciclos de aprendizagem expansiva e para elevar o potencial artístico e o valor do artesanato.

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Como Citar

ZDEPSKI, F. B.; GRIMM, I. J.; PROCOPIUCK, M. Aprendizagem expansiva e ecossocioeconomias na prática artesanal da Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem em Curitiba-Pr. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 52, p. 26–43, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p26-43. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5311. Acesso em: 22 dez. 2024.