Políticas públicas e estudos sobre o espaço físico para a educação infantil

Autores

  • Liana Gonçalves Pontes Sodré Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Djanira Ribeiro Santana Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p139-154

Palavras-chave:

Educação infantil, Políticas públicas, Infraestrutura, Pesquisas

Resumo

O estudo se propôs a analisar o que indicam os documentos publicados pelo Ministério da Educação (MEC) que abordam a questão do espaço físico para as instituições de Educação Infantil, bem como verificar como as questões referentes à infraestrutura vêm sendo estudadas. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico (estado da arte) no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, com os seguintes descritores: educação infantil, espaço físico, organização do espaço e ambiente. Os 11 estudos encontrados indicam que as recomendações do MEC continuam sendo ignoradas tanto pelo poder público, que não assegura infraestrutura adequada para as creches e préescolas,quanto pelas próprias instituições, que não buscam organizar esses espaços conforme as necessidades das crianças. Cinco estudos mostram ainda que as crianças podem contribuir para análises e sugestões sobre o espaço físico.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

SODRÉ, L. G. P.; SANTANA, D. R. Políticas públicas e estudos sobre o espaço físico para a educação infantil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 27, n. 52, p. 139–154, 2018. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n52.p139-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5303. Acesso em: 22 dez. 2024.