O DESCOMPASSO DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SIGNIFICADOS E SENTIDOS

Autores

  • Telma Cruz Costa Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

A reflexão proposta neste artigo resulta da pesquisa realizada no território insular de Salvador visando compre-ender as trajetórias escolares dos sujeitos/mulheres que participam do Programa de Alfabetização Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado, identificando os valores, significados e expectativas que atribuem à aquisição e usos da leitura e da escrita. O estudo tece, ainda, discussões sobre o lugar que a leitura e a escrita assumem no cotidiano da sala de aula, evidenciando o descompasso existente entre os desejos e as necessidades que as mulheres elaboram em
referência ao domínio das competências da leitura e da escrita e o insucesso diante dos conteúdos escolares poucos significativos. A história oral temática como procedimento
metodológico de cunho qualitativo mostrou-se mais apropria-da à finalidade da pesquisa e às especificidades dos aspec-tos socioculturais que configuram as trajetórias escolares
dessas mulheres cujas demandas foram reprimidas historica-mente. A relevância das reflexões resultantes da investigação enuncia a urgente necessidade da formulação de políticas públicas específicas para atender às necessidades educacio-nais de grupos sociais que habitam o espaço da ilha do município de Salvador.

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Biografia do Autor

Telma Cruz Costa, Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer

Pedagoga. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Especialista em Educação de Jovens e Adultos, atuando na Coordenação de EJA na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer no município de Salvador.

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Como Citar

COSTA, T. C. O DESCOMPASSO DOS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SIGNIFICADOS E SENTIDOS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/477. Acesso em: 26 dez. 2024.