EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pResumo
Neste artigo discutimos sobre o ofício docente na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada “Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET– RN a partir de 2005: o curriculo e a gestão" do núcleo de pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabele-cem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvol-vido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva.
Downloads
Referências
perspectivas multidisciplinares. Campinas: Papirus, 2005.
CARBONELL, Sônia. Educação estética para jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2010.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
COMENIUS, João Amós. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
______. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2003.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN).
Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED). Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET–RN a partir de 2005: o currículo e a gestão. Natal: IFRN/NUPED, 2011. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/nucleos/nucleo-de-pesquisa-em-educacao/Relatorio%20
Final_NUPED.pdf/view>. Acesso em: 7 out. 2011.
KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.
LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade; uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA,
Ivani C. A (Org.) Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 45-75.
OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimentos e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado das Letras, 2005. p.15-43.
RUMMERT, Sonia Maria. Jovens e adultos trabalhadores e a escola: a riqueza de uma relação a construir. In: FRIGOTTO,
Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 117-129.
PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2010.
PIMENTA, Sema Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente (Org.). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017