EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Andréa Gabriel Francelino Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Eulália Raquel Gusmão Carvalho Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Neste artigo discutimos sobre o ofício docente na Educação de Jovens e Adultos(EJA). Partimos da análise qualitativa dos dados da pesquisa intitulada “Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET– RN a partir de 2005: o curriculo e a gestão" do núcleo de pesquisa em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, do qual referenciamos neste estudo. Tomamos como fundamento teórico os princípios da pedagogia crítica, com destaque para a dialogicidade nas relações que se estabele-cem entre educador e educando e para o entendimento de que a cultura é um elemento constitutivo das práticas educativas. Destacamos que o trabalho docente desenvol-vido na EJA não prioriza a construção do conhecimento e da cultura dos sujeitos da aprendizagem uma vez que as orientações metodológicas desenvolvidas pelos professores inviabilizam a formação de um ser histórico, autônomo e valorizado em sua cultura. Ressaltamos a importância de uma prática docente que considere o trabalho como princípio educativo como uma das categorias fundamentais para o ensino dos conteúdos específicos das disciplinas escolares. Consideramos que se encontra ausente nos cursos de formação inicial e continuada de professores uma política que contemple as especificidades inerentes ao trabalho com a EJA, sendo urgentes ações que se voltem para essa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Gabriel Francelino Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em educação. Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte.

Eulália Raquel Gusmão Carvalho Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Doutora em educação. Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Referências

perspectivas multidisciplinares. Campinas: Papirus, 2005.

CARBONELL, Sônia. Educação estética para jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2010.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

COMENIUS, João Amós. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

______. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo: Cortez, 2003.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN).

Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED). Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET–RN a partir de 2005: o currículo e a gestão. Natal: IFRN/NUPED, 2011. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/nucleos/nucleo-de-pesquisa-em-educacao/Relatorio%20

Final_NUPED.pdf/view>. Acesso em: 7 out. 2011.

KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.

LENOIR, Yves. Didática e interdisciplinaridade; uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA,

Ivani C. A (Org.) Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 45-75.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimentos e aprendizagem. In: RIBEIRO, Vera Masagão. Educação de jovens e adultos: novos leitores, novas leituras. São Paulo: Mercado das Letras, 2005. p.15-43.

RUMMERT, Sonia Maria. Jovens e adultos trabalhadores e a escola: a riqueza de uma relação a construir. In: FRIGOTTO,

Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Org.). A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p. 117-129.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2010.

PIMENTA, Sema Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente (Org.). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Como Citar

RODRIGUES, A. G. F.; CARVALHO NETO, E. R. G. EU APRENDO, TU APRENDES, ELE APRENDE:EM BUSCA DE UMA PRÁTICA DOCENTE. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/469. Acesso em: 20 abr. 2024.