TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA

Autores

  • Idalina Souza Mascarenhas Borghi Faculdade Social da Bahia
  • Maria Roseli Gomes Brito Sá Universidade Federal da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Com objetivo de refletir sobre as trajetórias escolares de jovens da EJA e evidenciar os significados que a escola assume para suas vidas, analisamos biografias escolares de jovens de uma escola pública da cidade do Salvador. Observou-se que a escola é considerada pelos estudantes como fenômeno paradoxal: ora representada como espaço de exclusão, na medida em que não consegue prover aprendizagens significativas, ora representada como espaço de sociabilidade e proteção, no momento em que facilita o encontro com os colegas e contribui para a formação de novas identidades, consideradas por alguns estudantes como identidades que os protegem de outras já construídas. Conhecer suas trajetórias é um caminho para compreender suas demandas e não potencializar, ainda mais, a exclusão gerada pelo imaginário coletivo, e pode se configurar um caminho para a escola repensar suas propostas pedagógicas e sua própria função social.

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Biografia do Autor

Idalina Souza Mascarenhas Borghi, Faculdade Social da Bahia

Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Faculdade Social da Bahia.

Maria Roseli Gomes Brito Sá, Universidade Federal da Bahia.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia

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Como Citar

BORGHI, I. S. M.; SÁ, M. R. G. B. TRAMAS DAS RELAÇÕES NA ESCOLA:TRAJETÓRIAS ESCOLARES DE JOVENS DA EJA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/464. Acesso em: 19 nov. 2024.