RELAÇÕES GERACIONAIS E PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA

Autores

  • Sonia Maria Schneider Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Este artigo discute o desconforto de jovens e de adultos no estabelecimento da escola como seu lugar. Os sujeitos da pesquisa são jovens entre 14 e 23 anos e adultos entre24 e 65 anos de idade, estudantes do segundo segmento de Ensino Fundamental do Programa de Educação de Jovens e Adultos, numa escola municipal do Rio de Janeiro.Em nossa análise, contemplamos relações geracionais repercutindo nas tensões e as tensões que se estabelecem nas polarizações entre lugar de sucesso e lugar de fracasso,e lugar de jovem e lugar de adulto na escola de EJA, identificando as práticas escolares como espaços de inclusão e de exclusão de jovens e de adultos na Escola Básica.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Schneider, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de EducaçãoContinuada e Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2013-09-02

Como Citar

SCHNEIDER, S. M. RELAÇÕES GERACIONAIS E PRÁTICAS DE NUMERAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:INCLUSÃO E EXCLUSÃO DE JOVENS E ADULTOS DA ESCOLA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/460. Acesso em: 23 nov. 2024.