FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA HISTÓRIA CONTADA A PARTIR DA MOBILIZAÇÃO NA BAHIA E DA PARTICIPAÇÃO DO SEGMENTO DAS UNIVERSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pResumo
O presente artigo pretende fazer uma retomada das mobilizações dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no Brasil, ressaltando a interlocução que vem se construindo e se fortalecendo com o segmento das universidades, para alcançar o seu objetivo fundamental de contribuir com o debate e com a formulação de políticas públicas e práticas sociais de educação de jovens e adultos. Para tal, resgata o histórico da mobilização dos fóruns de EJA nos encontros nacionais e a construção coletiva do Fórum estadual, bem como dos regionais da Bahia, no que se refere à organizaçãoe elaboração das temáticas de discussão. Por fim, ressalta o papel do segmento das universidades, evidenciando os resultados dessa ação conjunta na realização do Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos, em 2006 e 2007.Downloads
Referências
BEISIEGEL, Celso de Rui. A educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. Alfabetização e Cidadania, São Paulo nº 16, p. 19-26, jul. 2003.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Brasília, 1996. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 set. 2010.
CEARON, Nelcida Maria. PRAJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos – visão do aluno: uma experiência no extremo sul da Bahia. Salvador: Eduneb, 2011.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS, 5., 1997, Hamburgo. Anais eletrônicos...Hamburgo: UNESCO, 1997. Disponível em: <http://www.unesco.org/education/uie/confintea/>. Acesso em: 20 set. 2010
DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens
e adultos no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p.1115-1139, 2005.
_____. Contribuições do I Seminário Nacional de Formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: Soares, L. Formação de Educadores de Jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica; SECAD/MEC/UNESCO, 2006.
ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 8., 2006, Recife. Relatório Síntese. Recife: UFPe, 2006. Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/node/2028>. Acesso em: 15 set. 2010
FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO EXTREMO SUL DA BAHIA, 1., 2001, Teixeira de Freitas. Relatório Síntese. Teixeira de Freitas: UNEB, 2001. Disponível em: <http://www.forumeja.tx.org.br>. Acesso em: 20 out. 2010.
FÓRUM DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA BAHIA. Documento de Implantação do Fórum de EJA da Bahia. Salvador, 2002.
FRANÇA, M. C. Formação de educadores de jovens e adultos: em busca de suas especificidades. 2001. 101 f. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo de 2000. Disponível em:
www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/default.shtm>. Acesso em: 12 out. 2011.
MACHADO, M. M. A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de Educação de Jovens e Adultos.
REVEJ@ – Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 1, p. 20-32, dez. 2007. Disponível em: http://www.
reveja.com.br/sites/default/files/REVEJ@_1_%20MargaridaMachado.pdf.Acesso em: 13 out. 2011.
PAIVA, J. Educação de Jovens e Adultos: movimentos pela consolidação de direitos. REVEJ@ – Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 68-86, ago. 2007. Disponível em: <http://www.reveja.com.br/sites/
default/files/REVEJ@_0_JanePaiva.pdf>. Acesso em: 12 out. 2011
_____; MACHADO, M.; IRELAND, T (Org.). Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea,
-2004. Brasília: UNESCO/MEC, 2004.
PLANO nacional de extensão universitária – Edição Atualizada – Brasil 2001/2002. Brasília, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras/SESU/MEC, 2001. Disponível em: <http://www.renex.org.br/
arquivos/pne/index2.htm>. Acesso em: 30 set. 2007.
SANTOS, B. S. A Universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade.
Educação, Sociedade & Cultura, n. 23, p. 137-202, 2005.
SOARES, L. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/MEC/UNESCO, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017