AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAREESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL

Autores

  • Lúcia Mendonça Ribeiro Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • Copérnico Mota Silva PMBA - Polícia Militar da Bahia .

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25p

Resumo

Analisando, em especial, as mudanças ocorridas na economia mundial nos últimos 20 anos, este texto busca esclarecer seus impactos sobre a burguesia brasileira e a adesão desta aos postulados da política neoliberal da terceira via, para então fazer

uma reflexão sobre as consequências deste Proces-so na formação para o trabalho e, especialmente, na política de formação de professores. Na educa-ção básica, um novo perfil docente é requerido para formar o trabalhador nas novas exigências para o ingresso no mundo do trabalho, o que perpassa pela adequação das instituições formado-ras e pelo acúmulo de novas funções para o professor e pelo aumento do controle sobre sua atividade distanciando-o cada vez mais de sua função social. Faz-se,em seguida, uma reflexão sobre as definições em tal área contidas no novo Plano Nacional de Educação, concluindo com algumas considerações.

 

 

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Biografia do Autor

Lúcia Mendonça Ribeiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Pedagoga, Mestre em Educação Brasileira. Doutoranda em História e Políticas Públicas da Educação Brasileira pelo Programade Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Copérnico Mota Silva, PMBA - Polícia Militar da Bahia .

Possui graduação em Gestão de Segurança Pública pela Academia da Polícia Militar da Bahia (1986) e Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é Oficial Superior da PMBA - Polícia Militar da Bahia . Tem experiência na área de Gestão da Escola e Administração, com ênfase em Administração Pública.

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Publicado

2013-09-02

Como Citar

RIBEIRO, L. M.; SILVA, C. M. AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DAREESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA NO BRASIL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 37, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/456. Acesso em: 14 nov. 2024.