ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Autores

  • Elci Schroeder Lucachinski Rede Municipal de Educação de Chapecó-SC.
  • Celso Francisco Tondin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234

Palavras-chave:

Deficiência, Alfabetização, PNAIC, Desigualdades, Diversidade

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a relação entre alfabetização e redução das
desigualdades escolares e sociais no que tange à orientação da prática pedagógica com alunos com deficiência, no âmbito da formação propor-cionada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de estudo de caso realizado na rede municipal de ensino de Chapecó-SC, com base em consulta a documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com professoras participantes desse
programa. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo temática, aliada à hermenêutica dialética. Os documentos orientam a alfabetização desses alunos à medida que preconizam o atendimento das necessidades educacionais, compreendidas como diversidade e diferença, de todos os alunos. Para as professoras, a alfabetização contribui para a redução das desigualdades, porém há diferenças nos
modos de compreendê-las. A maioria delas entende que as desigualda-des decorrem dos próprios indivíduos e, no caso da deficiência, da condição biológica; e algumas delas referem a participação do contexto escolar e social na construção delas, embora isso não seja feito de um modo crítico. Apontamos a formação de professores integralmente orientada, com base na teoria histórico-cultural, como estratégia de
redimensionamento da prática pedagógica do professor alfabetizador em direção à inclusão escolar de todos os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elci Schroeder Lucachinski, Rede Municipal de Educação de Chapecó-SC.

Mestra em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Professora da Rede Municipal
de Educação de Chapecó-SC. Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas
Educativas (Unochapecó).

Celso Francisco Tondin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Doutor em Psicologia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Membro do Grupo de Pesquisa
Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, out./dez. 2010.

______. Políticas educacionais, igualdade e diferenças. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE), Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 83-94, jan./abr. 2011.

AURELIANO, Francisca Edilma Braga Soares. O Programa Pró-letramento e a formação de alfabetizadores: repercussões nas concepções e práticas de professores cursistas. 2012. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.

BALL, Stephen; MAINARDES, Jefferson. Introdução. In: ______ (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 11-18.

BRASIL. Presidência da República. Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei n. 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, 2005.

______. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF, 2007.

______. Ministério da Educação. Marcos político-legais da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2010.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – caderno de educação especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. Brasília, DF, 2012a.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – currículo na alfabetização: concepções e princípios: ano 1: unidade 1. Brasília, DF, 2012b.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília, DF, 2012c.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: caderno de apresentação. Brasília, DF, 2012d.

______. Ministério da Educação. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: educação inclusiva: alfabetização matemática. Brasília, DF, 2014a.

______. Presidência da República. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014b.

______. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na

Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Acesso em: 29 out. 2015.

CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro. A pessoa com deficiência motora frente ao processo de alfabetização. In: BRASIL. Ministério da Educação. Caderno de Educação Especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. Brasília: MEC/SEB, 2012. p. 10-14.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. Brasília, DF: MEC, 1994. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf>. Acesso em: 29 out. 2015.

LUCACHINSKI, Elci Schroeder. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: a formação de professores para a prática alfabetizadora com alunos com deficiência. 2015. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, SC, 2015.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Princípios para a construção de currículos multiculturalmente orientados. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília, DF: MEC/SEB, 2007. p. 17-48.

MOURÃO, Carlos Antonio Fontenele; SOUZA, Vilma Pastos de Andrade. A alfabetização da pessoa surda: desafios e possibilidades. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Caderno de Educação Especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEB, 2012. p. 28-32.

SEAL, Ana Gabriela de Souza. Estratégias de ensino na alfabetização da pessoa cega e com baixa visão. In: BRASIL. Ministério da Educação. Caderno de Educação Especial: a alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEB, 2012. p. 21-27.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2003.

SOUSA, Kilma Wayne Silva de; MEIRA, Vanderléia Lucena. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Pet Pedagogia, Goiânia, 15 abr. 2013. Disponível em: <http://pedagogiaufcg.blogspot.com.br/2013/04/pacto-nacional-pela-alfabetizacao-na.html>. Acesso em: 29 out. 2015.

VERONEZI, Rafaela Júlia Batista; DAMASCENO, Benito Pereira; FERNANDES, Yvens Barbosa. Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada. Revista de Ciências Médicas, Campinas, v. 14, n. 6, p. 537-541, nov./dez. 2005.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Fundamentos de defectología. 2. ed. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1995. (Obras Completas, tomo 5).

______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Como Citar

LUCACHINSKI, E. S.; TONDIN, C. F. ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 217–234, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p217-234. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2296. Acesso em: 22 dez. 2024.