RE/DES/CONSTRUINDO IN/DIFERENÇAS: A EXPULSÃO COMPULSÓRIA DE ESTUDANTES TRANS DO SISTEMA ESCOLAR

Autores

  • Isaias Batista de Oliveira Junior Universidade Estadual do Paraná
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p159-172

Palavras-chave:

Identidades, Diferenças, Heteronormatização, Estudantes, Trans, Escola

Resumo

Estudantes Trans(E.T.) – Travestis, Transexuais e Transgêneros – são vítimas do processo de heteronormatização ao arquitetarem seus corpos em conformidade com sua identidade de gênero. A escola, agente dessa colonização, acaba por afastar do seu interior E.T. por meio da expulsão compulsória, invisibilizada sob o manto do fracasso escolar. Buscando subsidiar estes apontamentos, assumimos como objetivo central descrever a construção da identidade de E.T. e como a cultura da diferença é re/produzida no contexto escolar apresentando recortes de uma pesquisa realizada com educadores(as) para a obtenção do título de mestre, sustentada na teoria dos Estudos Culturais. Os dados obtidos apontaram que as fobias das quais alunos(as)  homossexuais são vítimas assumem fórum de agravamento quando destinadas a E.T. Essa transfobia consiste na estigmatização e retirada de direitos básicos, como o reconhecimento do nome social, livre acesso a espaços no interior da escola e uso de sanitários ao gênero que se identifica. Concluímos que a adoção de estratégias que discutam a identidade de gênero, violência de gênero, transfobia, manifestações das sexualidades, dentre outros, devem fazer parte do cotidiano escolar de forma a
envolver todos os seus agentes no combate à violência imputada a E.T., promovendo a cultura do respeito para com as diferenças.

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Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Junior, Universidade Estadual do Paraná

Doutorando em Educação pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FECEA).Bolsista CAPES/CNPQ. Membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre Diversidade Sexual da Universidade Estadual de Maringá.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Professora do Programa de Pós-
-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Coordenadora do Grupo de Estudos Núcleo de
Pesquisa e Estudos sobre Diversidade Sexual, da Universidade Estadual de Maringá.

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Como Citar

OLIVEIRA JUNIOR, I. B. de; MAIO, E. R. RE/DES/CONSTRUINDO IN/DIFERENÇAS: A EXPULSÃO COMPULSÓRIA DE ESTUDANTES TRANS DO SISTEMA ESCOLAR. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 159–172, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p159-172. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2292. Acesso em: 8 nov. 2024.