A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES AFRICANOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p55-70Palavras-chave:
Estudantes africanos, PEC G, Racismo, Discriminação racialResumo
Este artigo pretende relatar os aspectos referentes a situações de racismo e discriminação racial vivenciada pelos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que ingressaram nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras através do Programa Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G).
Estabeleceu-se como objetivo neste trabalho compreender como é a experiência do estudante-convênio oriundo dos PALOP em duas capitais do Centro Oeste brasileiro, Brasília-DF, capital do país e Cuiabá-MT. Foram entrevistados alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Para a compreensão dos aspectos propostos as pesquisadoras recorreram às
entrevistas em profundidade e à observação participante. Os dados obtidos informam que as universidades brasileiras não dispõem de estrutura para receber os estudante dos PALOP. Ademais, ser africano e negro no Brasil é uma experiência que impõe muitas dificuldades. Professores e colegas de curso pouco ou nada sabem sobre a
realidade da África e reproduzem as percepções estereotipadas sobre o continente, circunstância incômoda para os estudantes. A prática das relações entre os alunos oriundos dos PALOP e os brasileiros é marcada também pelo racismo, discriminação e preconceito racial.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda. O perigo da história única. 2009. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EC-bh1YARsc>. Acesso em: 09/06/2014
ALVES, Iulo Almeida. ALVES, Tainá Almeida. O perigo da história única: diálogos com Chimamanda Adichie. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. bocc.unisinos.br/pag/alves-alves-o-perigo-da-historia-unica.pdf.
AMARAL, Joana de Barros. Atravessando o Atlântico: o Programa Estudante Convênio de Graduação e a cooperação educacional brasileira. Brasília-DF. 2013. 145 p. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação) – Centro de Estudos Avançados (CEAM), Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, 2013.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. PEC-G: Histórico do Programa. 2015. Disponível em: <http://www.dce.mre.gov.br/PEC/G/historico.php#tab3>. Acesso em: 20 ago. 2014.
FANNON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EdUFBA, 2008.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. África, Portugal e Brasil: um novo Triângulo das Bermudas? Cadernos CERU, série 2, v. 23, n. 2, p. 51-62, dez. 2012.
HIRSCH, Olivia Nogueira. Hoje eu me sinto africana: processos de (re)construção de identidades em um grupo de estudantes cabo-verdianos no Rio de Janeiro. 2007. 220f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), Rio de Janeiro, 2007.
JACCOUD, Luciana; BEGHIN, Nathalie. Desigualdades raciais no Brasil – um balanço da intervenção governamental. Brasília: IPEA, 2002.
KALY, Allain Pascal. O ser preto africano no “paraíso terrestre” brasileiro. Um sociólogo senegalês no Brasil. Lusotopie, p. 105-121, 2001. Disponível em: <http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/kaly.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2015.
MINAYO, Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MORAIS, Sara Santos; SILVA, Kelly Cristiane. Estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa nas universidades brasileiras: tensões de sociabilidade e dinâmicas indenitárias. In: CONGRESSO LUSOAFROBRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 9., 2011, Salvador. Anais... Salvador: Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2011.
MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. et al. Educação e diferenças: os desafios da Lei 10.639/03. Cuiabá: EdUFMT, 2009.
NOSOLINI, Elber Eugéni O. Brasil e os países africanos de língua oficial portuguesa: aproximação, distanciamento e reaproximação (de 1975 aos dias atuais). 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2004.
NUNES, Maria Madalena. AMI ÚNICO, SUMA BO: as construções de identidades entre estudantes guineenses, caboverdianos e são tomenses do Programa Estudante de Convênio de Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
OJIMA, Ricardo. et al. Migrações internacionais motivadas por estudo: uma análise sociodemográfica dos estudantes estrangeiros radicados no Brasil. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 166-189. jan./jun. 2014.
OLIVEIRA, Verônica Macário de; MARTINS, Maria de Fátima; VASCONCELOS, Ana Cecília. Entrevistas “Em Profundidade” na pesquisa qualitativa em administração: Pistas teóricas e metodológicas. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS – SIMPOI, 15., 2012, São Paulo. Anais... São Paulo: Fundação Getúlio Vargas (FGV), 2012. p. 1-12.
PAIXÃO, Marcelo J. P. Desenvolvimento humano e relações raciais. Rio de Janeiro: DP & A, 2003.
PENNA FILHO, Pio. A África contemporânea – do colonialismo aos dias atuais. Brasília, DF: Hinterlândia, 2009.
RUSHDIE, Salman. Pátrias imaginarias. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1994.
SARAIVA, José Flávio Sombra. África parceira do Brasil Atlântico: relações internacionais do Brasil e da África no início do século XXI. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
SUBUHANA, Carlos. Estudar no Brasil: imigração temporária de estudantes moçambicanos no Rio de Janeiro. 2005. Tese (Doutorado em Serviço Social) – Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2005.
TEIXEIRA, Moema De Poli. Relações raciais na sociedade brasileira. 2. ed. rev. e ampl. Cuiabá: UAB/EdUFMT, 2010.
______. Relações raciais na sociedade brasileira. Cadernos Penesb – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na Sociedade Brasileira, Rio de Janeiro/Niterói, n. 7, p. 261-284, nov. 2006.
ULLRICH, Regina Danielle; CARRION, Rosinha Machado. A cooperação brasileira na área da educação nos PALOPS no período 2000-2012: principais atores e projetos. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS, 4., 2013, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas), 2013.
VILHENA, Luís Rodolfo. Ensaios de Antropologia. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1997.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017