REDES INTERCULTURALES Y PERSPECTIVAS DIALÓGICAS EN AFROAMÉRICA: LA INTERSECCIÓN BRASIL–COLOMBIA

Autores

  • Claudia Miranda Universidade Federal Fluminense
  • Fanny Milena Quiñones Riascos Universidad Pedagógica Nacional
  • Rejane Costa da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p39-53

Palavras-chave:

Outras intervenções, Redes interculturais, Pedagogias possíveis, Interseção Brasil-Colômbia

Resumo

Este trabalho tem como objeto de análise a pesquisa acadêmica na perspectiva da decolonialidade e na intersecção Brasil-Colômbia. Inclui um olhar políticoepistemológico sobre o modo de atuar “casa afuera”, um conceito oposto ao de “casa adentro” introduzido pelo intelectual militante e fundador do movimento afroequatoriano Juan Garcia Salazar, no qual distingue o conhecimento próprio do conhecimento do exterior: a sabedoria “casa afuera”, como explica Catherine Walsh (2007) a respeito. É a partir do conhecimento de si que podemos pensar a
interculturalidade, colocando em diálogo saberes de si com outros conhecimentos.
Esta pesquisa defende um modo sistemático de integração social desde o ponto de vista da reciprocidade. O argumento relevante é “o fazer coletivo” que vai além das fronteiras impostas pela vida na universidade e nos grupos de pesquisa acadêmica.
O enfoque determinante da construção decolonial (WALSH, 2008) se traduz com um desafio investigativo “casa afuera”. Esta tese se alinha com os argumentos de Muniz Sodré (2010) sobre o reconhecimento de uma frequência e um ritmo circular, um desejo de movimento ou, melhor ainda, de circular em busca da diversidade e de outros conhecimentos, outras cosmovisões sobre a Diáspora Africana e saberes comutáveis. Assim foi possível propor um trabalho de internacionalização epistêmica
com o foco em uma realidade comum para sujeitos dessa Diáspora em um espaço/tempo Afro-americano, um contexto onde a modernidade e a colonialidade não são fenômenos sucessíveis no tempo senão simultâneos no espaço.

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Biografia do Autor

Claudia Miranda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Letras (Português-Espanhol) pela UFRJ. Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (2008-2010) Consultora da Fundação Palmares/MinC (2007-2010) no Projeto de Cooperação com os países da América Latina intitulado Processo de Mapeamento das Dimensões da Cultura

Fanny Milena Quiñones Riascos, Universidad Pedagógica Nacional

Doctorado en Pensamiento y Cultura em América Latina (IPECAL). Maestra de la Universidad Pedagógica Nacional. Miembro de La Comisión Pedagógica Nacional de Colombia para desarrollar los Lineamientos Curriculares para la Cátedra de Estudios Afrocolombianos. Dirección de Asuntos étnicos de la Alcaldía Mayor de Bogotá/Colômbia. Directora de asuntos étnicos de la Alcaldía Mayor (Bogotá). niversidad Pedagógica Nacional

Rejane Costa da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

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Publicado

2016-04-27

Como Citar

MIRANDA, C.; QUIÑONES RIASCOS, F. M.; SILVA, R. C. da. REDES INTERCULTURALES Y PERSPECTIVAS DIALÓGICAS EN AFROAMÉRICA: LA INTERSECCIÓN BRASIL–COLOMBIA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 39–53, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p39-53. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2282. Acesso em: 18 nov. 2024.