Brasil e Itália

analise dos contributos da Educação Física para a formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p170-186

Palavras-chave:

Formação de professores . Educação Física., Currículo

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar, sob uma perspectiva comparada, a presença dos contributos da Educação Física em dois cursos (brasileiro e italiano) que formam professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de estudos comparados sob a unidade de análise currículo, de modo a identificar relações de similaridade, diferenças e sentidos nos dois cursos estudados. Compuseram o corpus empírico de análise os documentos brasileiros e italianos correspondentes: diretrizes nacionais para a formação de professores; projetos pedagógicos dos cursos e os planos de ensino das disciplinas com estreita relação com a Educação Física. Como resultado, destaca-se que os contributos da Educação Física estão pouco presentes no curso brasileiro e mais frequentes no curso italiano. Isso se deve ao número de disciplinas, a quantidade de professores da Educação Física e a carga horária dedicada a esses conteúdos. No currículo brasileiro, a centralidade está no corpo e na relação com a arte, em específico, a dança; no italiano, os temas mais presentes são atividade motora, atividade esportiva e jogo de movimento. Quanto às áreas de interface, o currículo brasileiro se organiza pela perspectiva sociocultural, enquanto no italiano pela maior influência da psicologia do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Ari Lazzarotti, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa-MG, mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000) e Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com Estagio de Doutorado na Università Cattolica Sacro Cuore di Milano. Desenvolveu Estágio Pos doutoral na Universidade Livre de Bolzano Itália. Foi editor da Revista Pensar a Prática 2002/2012, foi Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança-UFG 2014/2018, Secretário Estadual Goiás do Colégio Brasileiro de ciências do Esporte. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Goiás, onde é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, é também Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília desde 2013. Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC; Desenvolve pesquisa com os temas da formação e intervenção do profissional de Educação Física, o esporte e o lazer. 

Luana Zanotto, Universidade Federal de Goiás

Professora pesquisadora da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Doutora em educa-ção pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar); Pesquisadora do Centro de Pesquisas da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI)/CNPq.

Attilio Carraro, Universidade Livre de Bolzano

Professor titular da Universidade Livre de Bolzano – Itália; Diretor da Sociedade Italiana de Ciências Motora e Esportiva; Doutor em educação pela UTAD (Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro), Vila Real, Portugal.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-03-26

Como Citar

LAZZAROTTI, A.; ZANOTTO, L.; CARRARO, A. Brasil e Itália : analise dos contributos da Educação Física para a formação do professor. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 170–186, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p170-186. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/19047. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73