Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil

o programa CAPES-PrInt (2018-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p91-107

Palavras-chave:

Política da educação, Educação superior, Internacionalização da educação, Pós-graduação

Resumo

O artigo analisa as políticas de internacionalização da pós-graduação com foco no Programa Institucional de Internacionalização – Programa CAPES-PrInt. Tem como pressuposto que o Programa é uma estratégia de indução da Capes, em um contexto de políticas de ajuste fiscal e de aproximação de algumas universidades brasileiras ao conceito de Universidade de Classe Mundial, difundido ela OMC e Banco Mundial. Trata-se de um estudo exploratório no qual se realizou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise de documentos pertinentes à criação do Programa Capes Print; e dados referentes às bolsas concedidas e aos recursos investidos nos anos de 2018 e 2022. O estudo conclui que o Programa Print é altamente seletivo; beneficia os Programas mais bem-conceituados do Sistema Nacional de Pós-graduação do país, aumentando, cada vez mais, as assimetrias regionais. Não atende, portanto, às demandas de internacionalização da pós-graduação brasileira no seu conjunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Layson Ferreira Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Educação pela da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES DS.

Fabiana Araújo Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd/UFRN). Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bolsista CAPES DS. Pesquisa as temáticas da Internacionalização e Expansão da Educação Superior.

Alda Maria Duarte Araújo Castro , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1977), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós Doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de formação de professores, políticas de educação a distância e de educação superior. Exerceu a função de Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte de 2012 a 2015. Pesquisadora integrante da Rede Universitas/Br.

Referências

AKKARI, A. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011.

AZEVEDO, M. L. N. de. Transnacionalização e mercadorização da educação superior: examinando alguns efeitos colaterais do capitalismo acadêmico (sem riscos) no Brasil – a expansão privado-mercantil. Revista Internacional de Educação Superior (RIESup), Campinas, v. 1 n. 1 p. 86-102, jul./set. 2015.

AZEVEDO, M. L. N. Internacionalização ou transnacionalização da educação: A cooperação acadêmica internacional: recurso estratégico para transformação da educação superior. In: AUTOR; BARBALHO, Maria Goretti Cabral. Políticas de Expansão da Educação Superior: dimensões, cenários e perspectivas. Natal, EDUFRN. 2015a, p. 139-156.

AIGNER, J. S.; NELSON, P.; STIMPFL, J. R. Internationalizing the University: making it work. Springfield: CBIS Federal, 1992.

BRASIL. Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt. Ministério da Educação. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/informacoes-internacionais/programa-institucional-de-internacionalizacao-capes-print. Acesso em: 18 ago. 2023.

BRASIL. A internacionalização nas Universidades Brasileiras: Resultados do Questionário aplicado pela CAPES. Ministério da Educação. Brasília: Diretoria de Relações Internacionais/CAPES, 2017. 51 p. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/a-internacionalizacao-nas-ies-brasileiras-pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Edital n. 41/2017 - Programa Institucional de Internacionalização - Capes-Print. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10112017Edital412017InternacionalizacaoPrInt2.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

AUTOR; CABRAL NETO, A. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, n. 21, p. 69-96, out. 2012.

DAVIES, J. L. Developing a Strategy for Internationalization in Universities: Towards a Conceptual Framework. In: KLASEK, C. (Ed.). Bridges to the Future: Strategies for Internationalizing Higher Education. Carbondale, IL: Association of International Education Administrators, 1992, p.177-189.

DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a 312 educação”? Educ. Soc., Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, maio/ago. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 maio. 2023.

DIAS SOBRINHO, J. Dilemas da educação superior no mundo globalizado: a sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento?. São Paulo: casa do Psicólogo, 1. Ed. 2005.

FERREIRA, S.; OLIVEIRA, J. F. de. As Reformas da Educação Superior no Brasil e na União Europeia e os novos papéis das universidades públicas. Nuances: estudos sobre Educação, v. 17, n. 18, p. 50-67, jan./dez. 2010.

JOHNSTON, J.; EDELSTEIN, R. Beyond Borders: Profiles in international education. Washington, DC: Association of American Colleges and American Assembly Collegiate, 1993.

KNIGHT, J. Internationalization: Elements and Checkpoints. CBIE Research n.7 - Canadian Bureau for International Education, 1994.

KNIGHT, J. A time of turbulence and transformation for internationalization (Research Monograph, No. 14). Ottawa: Canadian Bureau for International Education, 1999.

KNIGHT, J. Updating the definition of internationalization. International Higher Education. p. 2–3, 2003.

KNIGHT, J.; DE WIT, H. (Eds.). Internationalization of higher education in Asia Pacific countries. Amsterdam: European Association for International Education, 1997.

KNIGHT, J. Higher Education in Turmoil: The Changing World of Internationalization. Toronto: Sense Publishers/University of Toronto, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347784517_Higher_Education_in_Turmoil_The_Changing_World_of_Internationalization. Acesso em: 30 de ago. 2023.

MARIANO, C. M. Emenda constitucional 95/2016 e o teto dos gastos públicos: Brasil de volta ao estado de exceção econômico e ao capitalismo do desastre. Revista de Investigações Constitucionais, v. 4, n. 1, p. 259–281, 2017.

MAUÉS, O. C.; GUIMARÃES, A. R. A educação superior na esteira da internacionalização. RBPAE, v. 35, n. 2, p. 307-328, maio/ago. 2019.

MOROSINI, M.; DALLA CORTE, M. G. Internacionalização da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia brasileira de educação superior. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, p. 35-170.

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Educação Superior: universidade e o projeto de formação cidadã. Educação. Santa Maria, v. 36, n. 3, p. 465-482, set./dez. 2011.

MOROSINI, M. C; NEZ, E. Programa Institucional de Internacionalização (Print): análises frente a uma pandemia. Debates em Educação, v.12, n. 28, p.77-94, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p77-94. Acesso em: 19 jul. 2023.

OLIVEIRA, C. S. A internacionalização do Ensino Superior no Brasil por meio da ação da Capes: a cocriação do programa Capes-Print. 233 f. 2019. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Universidade de Brasília. Brasília, 2019.

OLIVEIRA, L. M. da C. F.; AUTOR. Internacionalização da Educação Superior: a mobilidade estudantil na pós-graduação brasileira. 2013. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/LarissaMariaDaCostaFernandesOliveira-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 30 de ago. 2023

OLIVEIRA, L. M. da C. F. A política de internacionalização da pós-graduação brasileira: um estudo em programas de educação da região nordeste. 279 f. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Natal, 2021.

PEIXOTO, M. do C. de L. Educação como bem público, internacionalização e as perspectivas para a educação superior brasileira. Xamã: São Paulo, 2010. p. 29-35. In: OLIVEIRA, J. F. de; CATANI, A. M.; JÚNIOR, J. dos R. S. (Orgs). Educação superior no Brasil: tempos de internacionalização. Xamã: São Paulo, 2010.

PONTES, L. B. O Ciência Sem Fronteiras na Universidade Federal Rural da Amazônia: perspectivas entre a internacionalização da educação superior e a política de ciência, tecnologia e inovação. 155 f. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SANTOS, S.M. O desempenho das universidades brasileiras nos rankings internacionais: áreas de destaque da produção científica brasileira. 344 f. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SILVA, J. S. da. Internacionalização da Educação Superior: um estudo da mobilidade em cursos de graduação da UFRN no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (2012-2014). 186 f. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

TEIXEIRA, L. I. L.; SOARES, M. E.; OLIVEIRA JÚNIOR, M. A. C.; BARROSO, E. dos S. S.; RODRIGUES, M. do S. de S. Internacionalizar para quê? As razões de instituições públicas de Ensino Superior no Ceará. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação 70 Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4820. Acesso em: 21 de ago. 2023.

THIENGO, L.; BIANCHETTI, L. Universidades de Classe Mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Rev. Educ. Perspec. Viçosa, MG v.9 n.1 p. 241-258, maio/ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7055. Acesso em: 30 de ago. 2023.

WARNER, G. Internationalization Models and the Role of University. International Education Magazine. p. 21, 1992.

Downloads

Publicado

2024-03-26

Como Citar

LEÃO, B. L. F.; ARAÚJO NOGUEIRA, F.; DUARTE ARAÚJO CASTRO , A. M. Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil: o programa CAPES-PrInt (2018-2022). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 73, p. 91–107, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p91-107. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18489. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 73