Internacionalização da Pós-Graduação no Brasil
o programa CAPES-PrInt (2018-2022)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p91-107Palavras-chave:
Política da educação, Educação superior, Internacionalização da educação, Pós-graduaçãoResumo
O artigo analisa as políticas de internacionalização da pós-graduação com foco no Programa Institucional de Internacionalização – Programa CAPES-PrInt. Tem como pressuposto que o Programa é uma estratégia de indução da Capes, em um contexto de políticas de ajuste fiscal e de aproximação de algumas universidades brasileiras ao conceito de Universidade de Classe Mundial, difundido ela OMC e Banco Mundial. Trata-se de um estudo exploratório no qual se realizou os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise de documentos pertinentes à criação do Programa Capes Print; e dados referentes às bolsas concedidas e aos recursos investidos nos anos de 2018 e 2022. O estudo conclui que o Programa Print é altamente seletivo; beneficia os Programas mais bem-conceituados do Sistema Nacional de Pós-graduação do país, aumentando, cada vez mais, as assimetrias regionais. Não atende, portanto, às demandas de internacionalização da pós-graduação brasileira no seu conjunto.
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Atualizado em 15/07/2017