Gênero e Sexualidade de Jovens com TEA

uma breve análise a partir do Pdcast Introvertendo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p301-319

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Gênero, Juventude, Autismo, Introvertendo.

Resumo

RESUMO

Buscamos analisar, neste texto, narrativas de jovens autistas sobre as dimensões do gênero e da sexualidade na exibição do podcast Introvertendo. De modo mais específico, interessa-nos problematizar experiências afetivas e sexuais vivenciadas pelos jovens produtores do referido podcast. Para tanto, em uma abordagem pós-estruturalista, apoiamo-nos nos campos teóricos nos Estudos Culturais em Educação, nos Estudos de Gênero e Sexualidade e Estudos sobre Juventudes. Como metodologia, utilizamos a netnografia, analisando os episódios que tinham como tema central relacionamentos e experiências afetivas sexuais dos produtores do podcast, os quais identificam-se como sujeitos com TEA (transtorno do espectro autista). Como resultados, destacamos que, apesar da invisibilidade do tema, o podcast em questão atua como uma pedagogia cultural, (re)educando jovens autistas em inúmeras dimensões e, entre essas, o gênero e a sexualidade, fazem-se presentes.

 

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Biografia do Autor

Clarice Antunes do Nascimento, Universidade Luterana do Brasil

Graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, com ênfase nos Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/ULBRA). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA), vinculada à linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9186165343554053

Juliana Ribeiro Vargas, Universidade Federal do Rio Grande.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora e Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), onde está inserida na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2953663127121446

Kay Duarte Bezerra, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UFA) e em Direito pela Faculdade SEAMA. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/ULBRA). Professora de Ensino Fundamental, vinculada à Secretaria de Estado da Educação do Amapá (SEED). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0727389824473895

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

ANTUNES DO NASCIMENTO, C.; RIBEIRO VARGAS, J. .; DUARTE BEZERRA, K. Gênero e Sexualidade de Jovens com TEA : uma breve análise a partir do Pdcast Introvertendo. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 301–319, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p301-319. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17691. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72