Gênero e Sexualidade de Jovens com TEA
uma breve análise a partir do Pdcast Introvertendo
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p301-319Palavras-chave:
Estudos Culturais, Gênero, Juventude, Autismo, Introvertendo.Resumo
RESUMO
Buscamos analisar, neste texto, narrativas de jovens autistas sobre as dimensões do gênero e da sexualidade na exibição do podcast Introvertendo. De modo mais específico, interessa-nos problematizar experiências afetivas e sexuais vivenciadas pelos jovens produtores do referido podcast. Para tanto, em uma abordagem pós-estruturalista, apoiamo-nos nos campos teóricos nos Estudos Culturais em Educação, nos Estudos de Gênero e Sexualidade e Estudos sobre Juventudes. Como metodologia, utilizamos a netnografia, analisando os episódios que tinham como tema central relacionamentos e experiências afetivas sexuais dos produtores do podcast, os quais identificam-se como sujeitos com TEA (transtorno do espectro autista). Como resultados, destacamos que, apesar da invisibilidade do tema, o podcast em questão atua como uma pedagogia cultural, (re)educando jovens autistas em inúmeras dimensões e, entre essas, o gênero e a sexualidade, fazem-se presentes.
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Atualizado em 15/07/2017