Em defesa da “educação sexual”

sentidos produzidos em vídeos do youtuber Felipe Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p320-334

Palavras-chave:

discurso, educação sexual, YouTube

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar parte das análises de uma pesquisa de mestrado em educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam por vídeos do youtuber Felipe Neto em seu canal no YouTube. Foram selecionados, a partir de mecanismos próprios de busca da plataforma, vídeos em que o influenciador aciona enunciados que remetem a diversas questões envolvendo gênero e sexualidade. As perspectivas teórico-metodológicas que conduziram a investigação alinham-se à análise do discurso de inspiração foucaultiana e às teorizações pós-estruturalistas. O artigo mobiliza argumentos a partir dos vídeos em que o youtuber assume determinados posicionamentos acerca do que ele chama de “educação sexual”. Nossas análises nos conduzem a problematizar as relações entre os vídeos e o contexto conservador contemporâneo, promovendo disputas enunciativas em torno da ideia de informar jovens sobre questões de sexualidade.

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Biografia do Autor

Michele Priscila Gonçalves dos Santos, Rede estadual de ensino de Minas Gerais

Mestra em Educação. Professora dos anos iniciais da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

Roney Polato de Castro, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-graduação e da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora-MG

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-17

Como Citar

PRISCILA GONÇALVES DOS SANTOS, M. .; POLATO DE CASTRO, R. Em defesa da “educação sexual”: sentidos produzidos em vídeos do youtuber Felipe Neto. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 72, p. 320–334, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p320-334. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/17558. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático 72