Em defesa da “educação sexual”
sentidos produzidos em vídeos do youtuber Felipe Neto
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p320-334Palavras-chave:
discurso, educação sexual, YouTubeResumo
O artigo tem como objetivo apresentar parte das análises de uma pesquisa de mestrado em educação, com foco nos discursos de gênero e sexualidade que circulam por vídeos do youtuber Felipe Neto em seu canal no YouTube. Foram selecionados, a partir de mecanismos próprios de busca da plataforma, vídeos em que o influenciador aciona enunciados que remetem a diversas questões envolvendo gênero e sexualidade. As perspectivas teórico-metodológicas que conduziram a investigação alinham-se à análise do discurso de inspiração foucaultiana e às teorizações pós-estruturalistas. O artigo mobiliza argumentos a partir dos vídeos em que o youtuber assume determinados posicionamentos acerca do que ele chama de “educação sexual”. Nossas análises nos conduzem a problematizar as relações entre os vídeos e o contexto conservador contemporâneo, promovendo disputas enunciativas em torno da ideia de informar jovens sobre questões de sexualidade.
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Atualizado em 15/07/2017