Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade

ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90

Palavras-chave:

Escola, Território, Comunidade, Ensino de Ciências Humanas

Resumo

O presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades.

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Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva , Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação onde orienta mestrado e doutorado na linha de pesquisa Educação, Desigualdades e Inclusão. Integra também o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Cidadania (Unisinos/CNPQ). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Investiga principalmente os seguintes temas: educação, cidadania, expressões culturais, territórios e periferias urbanas

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

SILVA , R. M. D. da . Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 76–90, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308. Acesso em: 1 maio. 2024.