Educação Integral e Democracia

contextos, referências e conceitos em um campo em disputas

Autores

  • Renata Gerhardt de Barcelos Rede Pública Municipal de Porto Alegre
  • Jaqueline Moll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31

Palavras-chave:

Educação Integral, Políticas Públicas, Educação Básica.

Resumo

O propósito deste artigo é abordar a Educação Integral, desde a perspectiva das lutas pela democratização da educação escolar no Brasil, tendo como arcabouço preceitos contidos na Constituição Federal de 1988 - sobretudo o objetivo da educação nacional em relação ao pleno desenvolvimento da pessoa, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para tanto, retoma aspectos da contribuição histórica de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Maria Nilde Mascellani para a construção da escola universal, laica, pública e de formação humana integral. Sublinha as relações entre educação e democracia e recupera a memória recente das políticas públicas, sobretudo do Programa Mais Educação e do Programa Novo Mais Educação, explicitando um horizonte de disputas que dizem respeito não só ao trabalho das instituições escolares mas ao próprio projeto de sociedade.   

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Biografia do Autor

Renata Gerhardt de Barcelos, Rede Pública Municipal de Porto Alegre

Pedagoga, mestra e doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente dos anos iniciais, e atualmente gestora, da Rede Pública Municipal de Porto Alegre- RS. Integrante do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na Escola e na Sociedade: Sujeitos, Territórios, Dimensões e Interfaces

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus Frederico Westphalen. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação Integral na Escola e na Sociedade: Sujeitos, Territórios, Dimensões e Interfaces

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

BARCELOS, R. G. de; MOLL, J. . Educação Integral e Democracia: contextos, referências e conceitos em um campo em disputas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 17–31, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16305. Acesso em: 26 dez. 2024.