Educação Integral e Democracia
contextos, referências e conceitos em um campo em disputas
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p17-31Palavras-chave:
Educação Integral, Políticas Públicas, Educação Básica.Resumo
O propósito deste artigo é abordar a Educação Integral, desde a perspectiva das lutas pela democratização da educação escolar no Brasil, tendo como arcabouço preceitos contidos na Constituição Federal de 1988 - sobretudo o objetivo da educação nacional em relação ao pleno desenvolvimento da pessoa, a partir de uma pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para tanto, retoma aspectos da contribuição histórica de Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Paulo Freire e Maria Nilde Mascellani para a construção da escola universal, laica, pública e de formação humana integral. Sublinha as relações entre educação e democracia e recupera a memória recente das políticas públicas, sobretudo do Programa Mais Educação e do Programa Novo Mais Educação, explicitando um horizonte de disputas que dizem respeito não só ao trabalho das instituições escolares mas ao próprio projeto de sociedade.
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Atualizado em 15/07/2017