Formação do professor-pesquisador

aprendizado que afirma a vida

Autores

  • Sônia Regina Luz Matos Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Betina Schuler Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p225-236

Palavras-chave:

Criação pedagógica. Formação de professores. Vontade criadora. Didática genealógica.

Resumo

O Programa Observatório da Educação (OBEDUC) faz parte da política nacional de formação continuada de professores. Por meio desta macropolítica, o Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida (PPGEDU/UFRGS) participa desse espaço político articulando a pesquisa entre a escola e a universidade. Tal articulação efetiva-se num dos recortes do funcionamento do Projeto. O presente texto apresenta a experiência da entrada do Projeto numa escola; o professor titular de uma das turmas desta escola ocupa o espaço de professor-pesquisador no grupo da universidade. Este professor-pesquisador elaborou o seu projeto de pesquisa, executando-o por meio de ateliers na escola. O projeto do professor foi composto pelos conceitos nietzscheanos da vontade criadora, que dispara a necessidade de produção de uma criação pedagógica. A partir deste território conceitual nos foi possível efetuar a perspectiva do “aprendizado que afirma a vida”. Então, mostraremos a produção da criação pedagógica que o professor-pesquisador denominou de didática genealógica. Essa didática foi experimentada nos ateliers, junto aos alunos de ensino fundamental em uma escola municipal de Porto Alegre–RS.

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Biografia do Autor

Sônia Regina Luz Matos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Educação em cotutela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Universidade de Lyon (UFRGS/Lyon 2). Professora do Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora Colaboradora do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Betina Schuler, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

MATOS, S. R. L.; SCHULER, B.; CORAZZA, S. M. Formação do professor-pesquisador: aprendizado que afirma a vida. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 225–236, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p225-236. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1330. Acesso em: 6 out. 2024.