O mundo da rua educa
processos educativos da população de rua na cidade de São Carlos–SP
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p147-159Palavras-chave:
Processos educativos. Educação popular. População de rua.Resumo
O artigo traz resultados de pesquisa acerca dos processos educativos vivenciados por pessoas adultas que vivem na rua na cidade de São Carlos–SP. O desvelamento dos saberes dessa população foi feito a partir de metodologia, cujo aporte freireano e dusseliano privilegiou a participação dos sujeitos. Foram realizadas rodas de conversa, entrevistas para levantamento de temas geradores e da análise dos dados emergiram categorias que possibilitaram compreensão mais detida sobre a realidade investigada, a saber: 1) “As pessoas que estão na rua não são os lixos que a sociedade joga fora”; 2) “Viver é saber viver. Morar é lavar, passar, cozinhar”; 3) “Viver na rua é muito difícil, mas é alegre também, sabia?”; 4) “A rua é um mundo”; 5) “Na rua eu aprendi muito, experiências que eu jamais vou esquecer”. Foi possível apreender processos educativos consolidados na rua, como a busca por sobrevivência material e simbólica, proteção do grupo e resistência dentro da lógica que oprime aqueles e aquelas que vivem as complexas dimensões da vida humana nessas condições. Espera-se contribuir
com a problematização de visões distorcidas de que na rua nada se ensina e pouco se aprende, além de colaborar no debate acerca das pedagogias dos grupos populares.
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Atualizado em 15/07/2017