A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil

Autores

  • Eymard Mourão Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Marcos Oliveira Dias Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Marísia Oliveira da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p89-106

Palavras-chave:

Educação popular. Educação em saúde. Educação popular em saúde. Saúde comunitária. Atenção primária à saúde.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a forma como a Educação Popular (EP) tem contribuído na reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Trata-se de um trabalho de sistematização da reflexão teórica que vem acontecendo nos debates do movimento brasileiro de educação popular em saúde, iniciado na década de 1970, quando várias experiências de saúde comunitária começaram a ser organizadas, como parte do movimento de resistência à ditadura militar, buscando fortalecer a organização e a consciência crítica da sociedade civil. Nesse processo, muitos profissionais de saúde aproximaram-se da prática e da teoria da EP. Estas experiências criaram importantes referências práticas e teóricas para o processo de reforma do sistema de saúde iniciado na década de 1980. Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a EP passou a
orientar as atividades de muitos serviços e, posteriormente, a construção de formas de gestão mais participativas da política de saúde. Há um progressivo reconhecimento da importância da EP para a construção de uma integralidade mais radical na assistência à saúde e de uma promoção da saúde que contribua no fortalecimento da democracia e da justiça social. Assim, em 2013, foi aprovada a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS).

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Biografia do Autor

Eymard Mourão Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutor em Saúde Pública (ENSP-FIOCruz). Doutor em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médico. Professor do Departamento de Promoção de Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Marcos Oliveira Dias Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Médico. Professor do Departamento de Promoção de Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Marísia Oliveira da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2015-06-19

Como Citar

VASCONCELOS, E. M.; VASCONCELOS, M. O. D.; SILVA, M. O. da. A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 89–106, 2015. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n43.p89-106. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1311. Acesso em: 21 nov. 2024.