APRESENTAÇÃO

Autores

  • Luciano Bomfim Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Eduardo Nunes Universidade do Estado da Bahia _ UNEB

Palavras-chave:

Apresentação

Resumo

Ainda vigora o senso comum da educação popular apenas como uma educação alternativa à educação formal tolerada pelo sistema de ensino responsável pela produção dos mais diversos processos de exclusão educacional nas sociedades capitalistas. Uma alternativa, sob tal contexto, significa algo menor, sem valor, sem reconhecimento, sem qualidade para preparar crianças e jovens para os desafios impostos pela lógica excludente do capital. Esta pode ser uma das razões por que as iniciativas de educação popular são toleradas pelos governos dos Estados capitalistas e até algumas delas são apoiadas por estes, mas sem ousar a universalização dos princípios que regem esta concepção de educação nos sistemas de ensino oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Bomfim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica do Salvador (1982), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1986), Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Filosofia - pela Universitaet Gesamthochschule Kassel (2000), Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (2010). Atualmente é Prof. Adjunto do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. É Editor-Geral da Revista do Nupe em seu Departamento e Membro do Comitê de Ética na Pesquisa em sua Universidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Política Educacional e Didática, atuando principalmente no seguinte tema: contextualização do saber nas Pedagogias Freiriana e Histórico-críticas.

Eduardo Nunes, Universidade do Estado da Bahia _ UNEB

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Departamento de Educação). Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade/UNEB. Llíder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico. Atua na área de Sociologia e Análise Geográfica Regional, com ênfase em Sociologia e Geografia da Educação, Educação e Território, Desenvolvimento Local Sustentável, Sociologia Urbana e Educação Ambiental. Coordenador do Observatório de Educação de Jovens e Adultos do Territtório do Sisal (UNEB/CAPES). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1981), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona (2003)

Publicado

2015-06-19

Como Citar

BOMFIM, L.; NUNES, E. APRESENTAÇÃO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 24, n. 43, p. 19–23, 2015. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1303. Acesso em: 20 abr. 2024.