Iracy Doyle
retrato feminino da ciência
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p166-180Palavras-chave:
Psiquiatria; Feminismo; AndrocentrismoResumo
Através de um olhar sobre sua biografia (vida e obra), buscaremos narrar alguns aspectos considerados importantes para a compreensão dos estudos desenvolvidos pela psiquiatra carioca Iracy Doyle, além dos/as intelectuais que contribuíram e tiveram influência sobre suas pesquisas, de modo a nos aproximarmos do lugar de onde produzia seus estudos e as condições que possibilitaram a emergência de tais investimentos. Vale destacar que Iracy Doyle foi a primeira mulher médica a escrever, no Brasil, uma tese sobre a homossexualidade feminina, distanciando-se significativamente das demais conclusões de seus pares (médicos homens) a respeito das causas que levariam à inversão sexual das mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017