FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA ONLINE: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p207-218Palavras-chave:
Docência online, Cultura digital, Formação de professoresResumo
No Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais
distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade onlinenão tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência onlineextraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online.
As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertisetecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica
da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da webe a
reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial.
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Atualizado em 15/07/2017