O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL

Autores

  • Miguel Corrêa Monteiro Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162

Palavras-chave:

Formação de professores, Multiculturalismo, Formação plural

Resumo

É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.

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Biografia do Autor

Miguel Corrêa Monteiro, Universidade de Lisboa

Doutor em História pela Universidade de Lisboa. Professor agregado no Departamento de História da Faculdade de Letras
da Universidade de Lisboa. Diretor do Mestrado em Didática da História. Coordenador da Comissão Científica do Mestrado
em Formação em Ensino de História/Geografia da Universidade de Lisboa

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Como Citar

MONTEIRO, M. C. O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 153–162, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037. Acesso em: 21 nov. 2024.