PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS

Autores

  • Hilda Maria Martins Bandeira Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina Universidade Federal do Piauí -UFPI

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117

Palavras-chave:

Prática educativa, Prática pedagógica, Prática docente, Práxis

Resumo

A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades
daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.

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Biografia do Autor

Hilda Maria Martins Bandeira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora Adjunta DE.

Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina, Universidade Federal do Piauí -UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Associada DE.

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Como Citar

BANDEIRA, H. M. M.; IBIAPINA, I. M. L. de M. PRÁTICA EDUCATIVA: ENTRE O ESSENCIALISMO E A PRÁXIS. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 107–117, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p107-117. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1031. Acesso em: 11 dez. 2024.