REPENSANDO O MÉTODO CASO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA COM FERRAMENTAS DA WEB 2.0

Autores

  • Marcos Lima Universidade Federal da Bahia (UFBA).
  • Thierry Fabiani École de Management Léonard de Vinci

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p91-106

Palavras-chave:

Estudos de caso, Ensino de gestão, Interfaces digitais

Resumo

Este artigo discute as origens e os usos do Método Harvard de estudos de casos em educação empresarial. Ele argumenta que os princípios socioconstrutivistas incorporados nesta técnica de ensino são mais relevantes em nossa sociedade pósmoderna do que na era industrial em que ela foi concebida. Recentes evoluções tecnológicas, principalmente com advento da Web 2.0 e ferramentas colaborativas on-line, tornam oportuno experimentar com versões de estudos de caso mediadas
por interfaces digitais, a fim de aumentar o seu potencial de pensamento crítico e criativo em ambientes autênticos – o que denominamos potencial de “Interatividade Colaborativa”. Após analisar cuidadosamente os méritos pedagógicos da abordagem
original, discutimos possíveis inovações para versões de casos na web que poderiam ser incorporadas a essa tradição centenária. Apresentamos os resultados de nossas
experiências anteriores no Brasil com o Sistema Panteon para resolução colaborativa de problemas (LIMA, 2003), bem como uma utilização mais recente do Facebook e  Google  Sites  como  ferramentas  para  a  discussão  de  um  caso  fictício  chamado “Organixis” na EMLV, uma Escola de Gestão em Paris. Conclui-se que, se por um lado essas ferramentas têm um enorme potencial em termos de interatividade colaborativa, por outro lado várias barreiras se apresentam, incluindo a resistência de professores e alunos a novos métodos baseados em aprendizagem à distância e os desafios tecnológicos de gestão de plataformas on-line.

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Biografia do Autor

Marcos Lima, Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Doutor em Tecnologias de Comunicação Aplicadas ao Ensino de Gestão pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor
adjunto e chefe do departamento de empreendedorismo da École de Management Léonard de Vinci / PULV. Pesquisador no De Vinci Business Lab, em Paris.

Thierry Fabiani, École de Management Léonard de Vinci

Doutor em Gestão pela Euromed Business School. Professor adjunto da École de Management Léonard de Vinci / PULV.
Pesquisador do De Vinci Business Lab, em Paris. Professor da Universidade da Córsega.

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Como Citar

LIMA, M.; FABIANI, T. REPENSANDO O MÉTODO CASO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA ABORDAGEM SOCIOCONSTRUTIVISTA COM FERRAMENTAS DA WEB 2.0. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 91–106, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p91-106. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1030. Acesso em: 13 jun. 2024.