Chamada de artigos para o Dossiê Temático n. 67 – Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade

2021-12-22

Dossiê Temático Educação, etnogênese indígena e interculturalidade

O Dossiê Educação, etnogênese indígena e interculturalidade visa compartilhar estudos, frutos de debates travados entre pesquisadoras/es no sentido de entender e difundir os impactos sociais voltados para o manejo da relação entre diferença e igualdade, com vistas a auxiliar na construção de um projeto intercultural critico-inclusivo que passa pelo reconhecimento e pelo respeito étnico, cognitivo, político e sociocultural de grupos historicamente excluídos dos processos de constituição das Nações Modernas.

A exemplo dos povos do “velho” mundo, o “novo” mundo sempre foi pleno de trocas materiais e imateriais e imposições culturais, de modo que podemos afirmar que o contato com o outro, com o “diferente” sempre foi uma das variáveis da constituição das identidades grupais. Contudo, não menosprezamos o impacto que a chegada de europeus tenha causado nos povos originários, e propomos mostrar desde perspectivas Decoloniais, mas há que se considerar que, embora recentes enquanto conceitos, os processos de Etnogênese e de interculturalidade se fazem presentes desde os primórdios da humanidade. Contatos entre grupos culturais diferentes, com influencias múltiplas impositivas ou reciprocas no seu modo de ser sempre existiram e não podem ser creditados somente ao contato colonial acontecido a partir do século XV.

Portanto, este suplemento propõe apresentar experiências de produção do conhecimento técnico-cientifico no contexto Latino e Ibero-americano por meio de análises de novas metodologias nos processos relacionados à educação intercultural como ferramenta para a reorientação da formação,, ressurgimento de novas culturas indígenas, da participação social, da atenção multicultural na perspectiva da integralidade e da valorização das reais necessidades dos grupos culturais como elemento central para a promoção do respeito, reconhecimento da diferenças, aceitação da diversidade e luta por equidade.

Organizadores:
Daniel Valério Martins- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Ángel Baldomero Espina Bárrio – Universidad de Salamanca

Cronograma Submissão/Publicação:
Período submissão de artigos: 15/01/2022 a 15/04/2022
Publicação:15 de  julho/2022