Chamada para submissão de artigos no Dossiê 66 Educação e Redes de Formação Docente na América Latina Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade (Qualis A2)

2021-07-07

O Dossiê Educação e Redes de formação docente na América Latina visa compartilhar pesquisas e práticas de formação de professores/as desenvolvidas em redes e coletivos. Discute experiências pautadas em uma perspectiva epistemopolítico decolonial, a qual busca legitimar movimentos vividos na docência da Educação Básica que fogem à lógica hegemônica da racionalidade técnica e instrumental. Propõe apresentar experiências de produção de coconhecimento a partir de uma perspectiva de educação inconformista e libertadora que concebe o fazer pedagógico como um meio de problematizar o mundo.

A rede de formação é um território intersticial, espaço de fissuras e interrelações composto não apenas de epistemologias, mas de ontologias e cosmologias acerca das formas de compreender, ser e viver a profissão docente. Os princípios da horizontalidade, igualdade, alteridade e diferença, constitutivos de ações formativas na perspectiva das redes, interrogam o modelo prescritivo de formação. Exigem ações que privilegiem o encontro com o outro, a interação entre pares, a socialização através de narrativas, orais e/ou escritas, das experiências pedagógicas e, sobretudo, o reconhecimento do(a) professor(a) como autor(a) da própria prática.

Na contramão da racionalidade assentada no paradigma dominante, buscamos as disrupções produzidas nas emergências, na coletividade, nas redes construídas pelos/as docentes nas interações com o mundo escolar. Ao tratar de redes de formação, partimos da noção de um fazer coletivo que entrecruza, transversaliza e horizontaliza distintas formas de conhecer que constituem os movimentos de (re)existências presentes no cotidianos das escolas da América Latina.

Organizadoras:

Carmen Sanches Sampaio – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Cronograma Submissões/Publicação:

Prazo para submissão dos artigos: até 15 de dezembro de 2021

Publicação: abril/2022

Segue o link da revista:

https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/