A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ NA ESCOLA
Palavras-chave:
Contação de histórias, Cultura da paz, Oficinas pedagógicasResumo
A educação nos dias contemporâneos tem demandado diversos olhares, reflexões, diálogos e inquietações que nos conduz ao exercício da pesquisa. De tal modo, nesse artigo científico discutiremos acerca da contação de histórias e suas contribuições para a cultura de paz nas escolas, o problema que motivou o estudo foi implicações pessoais como também profissionais com a vivência escolar, por ser um tema de relevância sócio pedagógica, contextualizando com a realidade que muitas escolas têm enfrentado, dos quais podemos citar: ataques e violência, falta de segurança nas escolas e impactos negativos nas relações sociais. O objetivo principal desse artigo é analisar o potencial das histórias infantis para fomentar a cultura de paz nas escolas. Em relação aos objetivos específicos podemos elencar: identificar histórias infantis como potencial para o uso didático nas ações de incentivo à cultura de paz e descrever oficinas de contação de história para a cultura da paz. Fundamentando o estudo dialogamos com autores como: Bardin (1997), Cardoso (2006), Coelho (1997- 2000), Dantas (1992), Dusi (2006), Freire (1997), Martinelli (2006), Minayo (1990), Nunes (2011), Silva (2011), dentre outros. O caminho metodológico se inspirou na pesquisa de cunho qualitativo, tendo como dispositivo utilizado a pesquisa participativa através de oficinas pedagógicas. Os resultados indicam que através das histórias infantis, as crianças conseguem dialogar acerca dos seus sentimentos e se expressam na medida que se sentem parte desse processo, além disso, refletem sobre ações e cuidados para se viver bem em sociedade, contribuindo com a compreensão dos valores e cultura de paz nas escolas.