O PEDAGOGO E A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO ESPAÇO ESCOLAR
DESAFIOS DA FORMAÇAO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Palavras-chave:
Coordenação Pedagógica, Formação do Pedagogo, Atuação profissionalResumo
As análises entretecidas nesta escrita emergem das seguintes questões de pesquisa: em que medidas o curso de Pedagogia do Campus XI contribui na formação e atuação do coordenador pedagógico? Que desafios e enfrentamentos esse profissional vivencia na prática escolar? O objetivo central foi compreender em que medidas o curso de Pedagogia do Campus XI contribui na formação e atuação do coordenador pedagógico, buscando analisar que desafios e enfrentamentos esse profissional vivencia na prática escolar. Objetivos específicos: discutir, à luz de autores/teóricos, a área de interação entre a pedagogia e a coordenação pedagógica; refletir sobre o lugar da coordenação pedagógica na formação do pedagogo da Universidade do Estado da Bahia-Campus XI; conhecer concepções de colaboradoras egressas do curso de Pedagogia da UNEB/Campus-XI, sobre a coordenação pedagógica e desafios vivenciados por elas nessa área de atuação. A sustentação metodológica se ancorou na abordagem qualitativa, a partir de análise documental e entrevistas desenvolvidas com 3 coordenadoras pedagógicas do município de Barrocas/BA. Os diálogos foram referenciados por teóricos/autores, tais como: Arantes e Kochhann (2018), Junior (s/ ano), Luz (2009), Oliveira e Guimarães (2013), Saviani (2006) e Silva (1999), dentre outros. O estudo revelou que a formação do pedagogo impacta na atuação do coordenador pedagógico e quando há fragilidades na formação os profissionais sentem dificuldades na construção da sua identidade. Revelou, ainda, desafios e enfrentamentos vivenciados no cotidiano da escola para coordenação pedagógica.