OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E CULTURA NA EJA:

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Gabriela Espírito Santo
  • Edja Souza Barbosa
  • Celi Nelza Zulke Taffarel
  • Tereza Cristina Cavalcanti de Albuquerque

Palavras-chave:

Educação, Jovens e adultos, práticas, formação

Resumo

Este artigo apresenta o relato de uma oficina de alfabetização, letramento e cultura, voltada para professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho contextualiza a relevância desses temas na EJA e destaca a importância da formação de professores(as) nessa modalidade de ensino. A base teórica utilizada inclui autores

como Soares (1998), Ferrero (2017), Freire (2003) e Libâneo (2010), entre outros. Os resultados obtidos evidenciam a importância de processos formativos que incentivem a participação dos docentes em sua própria formação, o que pode resultar em melhorias em sua prática docente. A oficina mostrou-se eficaz na promoção de reflexões sobre a prática pedagógica e no estímulo à elaboração de novas estratégias de ensino. Em suma, este trabalho destaca a importância da formação continuada de professores(as) da EJA, visando a melhoria do processo educacional e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. Com isso, conclui-se que a alfabetização e o letramento e cultura ministrada por uma formadora de professores na EJA, possibilitou aos alunos um envolvimento de forma concreta com situações reais por meio da linguagem. Percebe-se também que esta pesquisa exerceu profunda influência na forma como o indivíduo se constrói na sociedade atual, sendo ferramentas fundamental para a inserção social do ser humano e objeto de seu interesse, a linguagem escrita pode ser trabalhada por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características de cada indivíduo, visto que cada um possui sua própria característica e peculiaridades no seu aprendizado.

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Publicado

09.12.2023