A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE SERRINHA/BAHIA/BRASIL, ENTRE 2016-2017

Autores

  • Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado, Prática Pedagógica, Cegueira e Baixa Visão, Tecnologia Assistiva, Educação Inclusiva, Salas de Recursos Multifuncionais

Resumo

A presente pesquisa desenvolvida nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), com
4 professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE, em quatro salas de
recursos da rede pública municipal com demanda regular de ensino. A questão
norteadora foi: Os docentes atuantes no processo educacional junto ao estudante
cego ou com baixa visão utilizam a Tecnologia Assistiva (TA) em sua prática docente?
O objetivo geral: analisar se a TA tem favorecido o processo de aquisição da
aprendizagem dos estudantes cegos ou com baixa visão na Sala de Recursos
Multifuncionais. Objetivos específicos: a) Traçar um perfil do professor queatua no
AEE; b) Descrever sua prática docente; c) Identificar as possibilidades e limites do uso
da TA. O quadro teórico compôs-se de temas como: conceito de Salas de Recursos
Multifuncionais, Atendimento Educacional Especializado, cegueira e baixa visão,
prática docente, Tecnologia Assistiva entre outros. A pesquisa é Etnográfica, de
natureza qualitativa, caracterizada como um Estudo de Caso. As técnicas de coleta
foram a observação, a “escuta sensível”, entrevista e o questionário. Os resultados
indicam dificuldades quanto ao uso e apropriação na prática docente dos recursos de
TA de alto custo (software e hardware); a prática docente limitada pela carência de
formação continuada entre outros; a pesquisa limita-se a descrever e interpretar a
prática do professor que atua no AEE no município de serrinha, As possibilidades são
visualizadas na construção e adaptação de recursos para este público específico.
Deste contexto, finalizamos com a sugestão de uma proposta construída
coletivamente de formação continuada a ser realizada não apenas para essas
docentes, mas de maneira geral às demais escolas, com o objetivo de promover a
discussão e incentivar o diálogo favorecendo a troca de experiência e conhecimento
sobre essa modalidade de educação, para estimular a formação dos professores,
buscando incrementar a prática docente, bemcomo a realização de investimento
financeiro nos espaços da estrutura física das SRM, da formação dos professores e
na aquisição de recursos não apenas eletrônicos que auxiliam a aquisição da
aprendizagem desses estudantes e incrementem a prática docente

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Publicado

2022-12-26