EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM TEMPOS ATUAIS
NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARCOLINO SANTANA LIMA DO MUNICÍPIO DE ICHU - BAHIA
Palavras-chave:
Educação, Inclusão, Gestão Colaborativa, Aprendizagem, Humanidade.Resumo
O presente artigo científico é fruto de uma pesquisa de campo realizada mediante orientação do componente curricular Educação Inclusiva, no ano de 2022, na Universidade do Estado da Bahia, ofertado pela Licenciatura plena em História. A questão norteadora do estudo foi: Como se articula a educação inclusiva no que tange aos processos de inclusão escolar de pessoas com NEE? Para isso, objetivamos a promover reflexões quanto ao paradigma da inclusão escolar no contexto atual. Como objetivos específicos buscamos compreender as aproximações e distanciamentos entre os paradigmas integrativos e inclusivos e entender como se processa os processos de inclusão na escola pública, no cenário da cidade de Ichu. Para tanto, efetivamos um estudo de campo, com foco exploratório inicial, contando com a observação participante do cenário da escola. De tal modo, que após o estudo empírico constituímos o presente texto, o qual aborda narrativas e análises do cotidiano pedagógico voltado ao desafio de incluir alunos com condições especificas na rede regular de ensino