RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL NA UNIVERSIDADE
SUPERAÇÃO OU SOBREVIVÊNCIA?
Palavras-chave:
Desafios. Prática docente. Retorno. Presencial.Resumo
Trata-se de uma investigação bibliográfica alternada com estudo de caso sobre o retorno ao ensino presencial na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – Curso de Letras – e suas implicações na prática docente. Resulta de observações empíricas do comportamento discente além de textos orais e escritos produzidos em algumas disciplinas ofertadas no primeiro, segundo, terceiro e quinto semestres. Tem como objetivo amplo estimular reflexão sobre os desafios e perspectivas docentes na volta às aulas presenciais em 2022.1, semestre iniciado em 07 de março e concluído em 18 de julho. Objetiva, ainda, articular percepções da vivência docente com fundamentos teóricos e relatar alinhamentos pedagógicos pós-pandemia do COVID-19. Traz estudiosos como Furtado (2020), Luckesi (2020), Medeiros (2019), Franco (2016), Mendes e Castro (2008), Oliveira (2004) e outros como suporte para discussões. Parte da questão: Como exercer a docência presencial pós-pandemia obtendo êxito no ensino e na aprendizagem? Por ser estudo incipiente, a resposta à questão é parcial: docentes repensaram práticas e multiplicaram interações afetivas, visando qualidade de vida e do processo formativo. Comparado ao período anterior à pandemia ou ao Período Remoto Emergencial (PRE), o recomeço presencial resultou em êxito no processo de ensino aprendizagem; porque, no Departamento de Letras e Artes (DLA), houve permanência dos discentes matriculados nas disciplinas em estudo e apenas uma reprovação. As alterações de paradigmas a partir de um olhar sensível, além de escuta atenta e afetuosa frente às novas demandas formativas evidenciaram que, na ausência de superação das mazelas pandêmicas, a adaptação é imprescindível para sobreviver na Universidade.