MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR REMOTO: EXPERIVIVÊNCIA ESTUDANTIL
Palavras-chave:
Aprendizagem; EaD; Ensino remoto emergencial; Mediação tecnológica.Resumo
Este ensaio acadêmico apresenta uma narrativa (auto)biográfica de formação, construída a partir da experiência de ensino remoto na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, no Campus XI - Serrinha, na perspectiva de uma estudante de pedagogia. Nesse viés, distingue conceitos como Educação à Distância( EaD), ensino remoto e mediação tecnológica. O objetivo é apresentar reflexões sobre o percurso formativo vivenciado, partindo do seguinte problema: Quais os desafios postos a mediação tecnológica no ensino remoto, na visão de uma estudante? A metodologia de escrita partiu de um estudo bibliográfico com o intuito de construir e aprofundar conhecimentos sobre as temáticas em questão, para em seguida, buscar nas narrativas (auto)biográficas, dispositivos de pesquisa-formação para acessar os sentidos e aprendizados da experiência vivida, o que permitiu concluir que a mediação tecnológica se configura de maneiras distintas nos modelos de educação e estratégias de ensino, tornando-se imprescindível, para potencializar trocas significativas entre os sujeitos e a aprendizagem , em qualquer prática educativa que se organize a partir de interações via aparato tecnológico.