O NAI-NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO CAMPUS XI-UNEB E O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NEE

  • jusceli Maria oliveira de carvalho cardoso UNEB-CAMPUS XI
  • Lucas de Carvalho Cardoso
  • Márcia Raimunda de Jesus Moreira da Silva
  • Belmira Sena Santos
Palavras-chave: Acessibilidade. Inclusão. Universidade. Educação.

Resumo

Entre os princípios fundamentais da educação inclusiva está a compreensão de que o acesso, a permanência e aprendizagem por meio da educação é um direito incondicional de todas as pessoas. Neste sentido, este artigo discute como acontecem os processos de acolhimento e inclusão dos estudantes com NEE (Necessidades Educacionais e Especiais) e ou com deficiência do Campus XI, Serrinha. Enfocando como objetivo geral: refletir e conhecer os processos de acolhimento e atenção educativa aos estudantes com deficiência e ou NEE. Como objetivos específicos destacam-se:  Identificar as ações de acolhimento efetivadas pelo NAI, verificar as estratégias de atendimento de estudantes, elucidar possíveis dificuldades e demandas enfrentadas pela equipe na efetivação das ações promovida pelo referido Núcleo. O estudo que subsidiou a escrita do presente artigo foi uma pesquisa qualitativa, de foco bibliográfico e empírico, com uso de entrevistas semiestruturadas, realizadas por intermediação tecnológica, a partir de interações nas redes sociais e aplicativos específicos de comunicação. Na condução teórica, dialogou-se com os escritos de: Ferreira e Cardoso (2018), Santiago (2019), Silva e Cardoso (2018), Woos e Conte (2020) e outros documentos referenciais.

 

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Biografia do Autor

jusceli Maria oliveira de carvalho cardoso, UNEB-CAMPUS XI
Doutoranda em Educação/UNINTER-PY. Mestre em Educação Especial.Dcente da UNEB, CAMPUS XI, Membro e coordenação do GETEL/UNEB/CAMPUS XI. Professora da Educação básica.
Publicado
2021-12-09
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