MOOC E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNEB

  • Marcia Souza Mazza
  • Maria de Fátima Hanaque Campos
Palavras-chave: Educação a Distância. Extensão Universitária. MOOC.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as possíveis contribuições dos Massive Open Online Courses (MOOCs), para a Extensão Universitária na UNEB, no ano de 2020. O problema de pesquisa desta investigação: os MOOC estão contribuindo para potencializar as ações de extensão e ampliar o alcance territorial e formativo da UNEB? A relevância deste estudo está na oportunidade da universidade repensar itinerários formativos, na perspectiva da extensão universitária, potencializando a oferta de cursos MOOCs, com inscrição livre, que integram redes sociais e recursos on-line acessíveis, sem restringir as participações. Surgindo dessa forma, como uma proposta que tende a ressignificar as ações formativas para a aprendizagem no contexto da educação aberta. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório descritivo, na perspectiva da abordagem qualitativa, com um estudo de caso. O estudo conclui  que os MOOC têm revolucionado os sistemas de aprendizagem, pela adoção de tecnologias,  pelo enorme potencial pedagógico e de difusão do conhecimento. A perspectiva é que na UNEB, nos próximos anos, essa modalidade venha se expandir, colaborando para o fortalecimento da relação universidade/sociedade, atendendo um público cada vez maior, ávido por formação continuada de qualidade, ofertado pela maior instituição pública de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-09
Métricas
  • Visualizações do Artigo 18
  • PDF downloads: 11