LINGUAGEM E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: PROCESSOS INTERDISCIPLINARES DE SEMIOSES, RETÓRICAS E MULTIRREFERENCIALIDADES
Palavras-chave:
Interdisciplinaridades. Linguagem. Produção do conhecimento.Resumo
Este artigo apresenta proposições de experiências leitoras sobre o objeto: linguagem. Tem como finalidade considerar estudos dos teóricos a partir dos processos interdisciplinares, semióticos, retóricos e multirreferenciais pelos quais a linguagem trilha em prol da comunicação humana. As informações para discussão foram coletadas em torno dos estudos de Abreu (2009); Barbosa (1998); Bombassaro (1993); Halliday (1999); Oliveira (2017); Perelman (1999); Sommerman (2006); Toulmin (2003); Vanoye (2003); entre outros. A investigação, de cunho bibliográfico, contou com o instrumento de diagnóstico a análise de conteúdo, sustentada pela teoria da argumentação, apresentando as ideias e conceitos do tema em tese. As questões partem das seguintes perquisições: de que maneira a inserção da linguagem tem sido estabelecida para a produção do conhecimento? Como se constitui as interdisciplinares de semioses, retóricas e multirreferencialidades? Quais os desafios éticos e estéticos enfrentados pelos sujeitos na produção do conhecimento? A opção por eleger a discussão por esse viés deve-se ao fato de conceber a linguagem como artefato imprescindível para o conhecimento, o diálogo verbal, visório e escrito.