PROFISSIONALIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BUSCANDO DIÁLOGOS

  • Railda Maria Bispo de Jesus
  • Azly Santos Amorim de Santana
  • Claudia Cunha Torres da Silva
  • Maria Teresinha Tamanini Andrade
Palavras-chave: Profissionalidade docente. Educação profissional e tecnológica. Formação docente.

Resumo

O presente ensaio partiu da seguinte pergunta: O que tem sido produzido sobre profissionalidade docente na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)? Esta indagação surgiu em função da realidade vivida, historicamente pela ausência de formação docente, em nível de licenciatura, para quem aspira nela atuar. Essa ausência traz prejuízos à docência na EPT, sobre a qual se perpetua a frágil ideia de que, para lecionar, é preciso, apenas, o domínio dos saberes específicos da área de formação de seus profissionais, comumente, oriundos de cursos de bacharelado. Dessa forma, o objetivo desse ensaio é afirmar a importância da profissionalidade para a EPT como elemento essencial para superar práticas fragmentadas, aí, desenvolvidas reforçando, para tanto, a formação docente, em cursos de licenciatura para esta forma de ensino. Defendemos que é esse o contexto passível de desenvolver a profissionalidade docente. Encaminhamos a discussão mediante levantamento bibliográfico acerca das produções sobre o assunto nos últimos cinco anos (2014 – 2019), usando, para tanto, a base de buscas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Buscamos dialogar com autores como MORGADO (2011), CONTRERAS (2002), ROLDÃO (2005), OLIVEIRA (2010), dente outros(as) para

desenvolver o debate proposto. A partir da nossa proposta de discussão, constatamos que profissionalidade é elemento indiscutível para dar conta da complexa e difícil tarefa da docência, mas, ainda, pouco explorado no campo da EPT.

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Publicado
2021-02-24
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